geral

Seca no ES: mais uma cidade pode ter racionamento de água se não chover em 10 dias

08 dez 2023 - 16:17

Redação Em Dia ES

Share
Como precaução, a Prefeitura de São Gabriel da Palha informou que tem evitado lavar ruas, praças e quadras esportivas, além de carros oficiais
Seca no ES: mais uma cidade pode ter racionamento de água se não chover em 10 dias. Foto: Reprodução

São Gabriel da Palha, no Noroeste do Espírito Santo, terá que iniciar um racionamento de água caso não chova no município em até 10 dias. Segundo a prefeitura, nos últimos dois meses o nível do rio São José, que abastece os quase 39 mil habitantes da cidade, vem baixando um centímetro por dia.

Como precaução, a Prefeitura de São Gabriel da Palha informou que tem evitado lavar ruas, praças e quadras esportivas, além de carros oficiais. Os jardins da cidade também não têm sido regados com a mesma frequência. A administração municipal apelou pela conscientização da população e dos produtores rurais.

LEIA TAMBÉM: Municípios serão responsáveis por controlar uso sustentável da água

A prefeitura destacou que o rio São José não secou, mas já mostra os sinais da estiagem. “Em alguns pontos, em especial onde há muita irrigação, ele corre pequeno, deixando a maior parte do leito seco”, acrescentou.

LEIA TAMBÉM: Alerta de estiagem: Governo do Espírito Santo decreta regras para uso da água

Situação preocupante no Norte do ES
Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta quinta-feira (7), o diretor-presidente da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), Fábio Ahnert, informou que o Norte capixaba está em uma situação mais grave em relação à falta de chuvas do que a Grande Vitória.

O Rio São Mateus, por exemplo, está com apenas 2% da vazão esperada para o mês de dezembro. O Rio Doce, por sua vez, segue com 17% do ideal.

Diante desse cenário, o município de Jaguaré decidiu iniciar um sistema de racionamento de água a partir da próxima quarta-feira (13), entre 20h e 23h. Segundo a prefeitura, será suspenso o abastecimento de água na área urbana e na comunidade de São Roque.

O decreto vai valer até que a situação hídrica seja novamente considerada dentro da normalidade.

0
0

Atualizado 10 dez 2023 - 23:00

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.