geral

Saúde de moradores de 40 municípios será pesquisada a partir de agosto

02 ago 2013 - 08:03

Redação Em Dia ES

Share

Moradores de 40 municípios capixabas receberão a partir de agosto visitas de agentes do Ministério da Saúde, que irão diagnosticar a saúde da população. A iniciativa faz parte da primeira edição da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS). Segundo o órgão, o estudo irá proporcionar um dos mais completos diagnósticos sobre a saúde do brasileiro.

A pesquisa, desenvolvida em parceria com o IBGE, abrangerá a coleta de informações e de material para exame biológico de aproximadamente 80 mil domicílios em todo o País, 40 no Estado: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Alegre, Anchieta, Apiacá, Aracruz, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Ecoporanga, Guarapari, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Itaguaçu, Itapemirim, Itarana, Linhares, Marataízes, Mimoso do Sul, Montanha, Nova Venécia, Piúma, Santa Maria de Jetibá, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, São Mateus, São Roque do Canaã, Serra, Sooretama, Viana, Vila Velha, Vitória.

O objetivo dos agentes será aplicar um questionário com questões que vão desde as características do morador até a saúde bucal e realizar as aferições de peso, de altura, da circunferência abdominal e da pressão arterial. Coletas de sangue e de urina também serão coletas.

 A pesquisa vai garantir informações sobre a saúde do idoso, pessoa com deficiência, mulher, criança, dados sobre dengue, acidentes e violências, saúde mental e as desigualdades existentes na população brasileira, garantindo a formulação de políticas públicas na área da saúde.

“A pesquisa irá dotar o país de informações sobre os determinantes, os condicionantes e as necessidades de saúde, o uso e a avaliação dos serviços de saúde junto à população brasileira”, divulgou o Ministério da Saúde.

Para isso, alertou o MS, os municípios têm o dever de definir uma pessoa de referência para apoio nas questões relacionadas à execução da PNS, contato com pesquisadores do IBGE e afixação de cartazes nas Unidades de Saúde do município selecionado.

Ao todo, o órgão pretende pesquisar 1,6 mil municípios brasileiros até outubro deste ano.

Redação Linhares Em Dia
Fonte: Século Diário – por Flávia Bernardes

0
0
Atualizado: 02/08/2013 08:03

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.