A SABB Coca-Cola é co-patrocinadora do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, com o intuito de incentivar a população quanto ao correto descarte de resíduos sólidos (lixo). A iniciativa ocorrerá em todas as cinco cidades sede de unidades fabris da empresa (Rio de Janeiro – RJ, Americana – SP, Linhares-ES, Fernandes Pinheiro e Fazenda Rio Grande – PR). O primeiro endereço será a praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, cidade em que está localizada a fábrica da Leão, responsável pela produção de toda a linha de chás da marca prontos para beber. O mutirão ocorrerá no sábado do dia 15 de setembro, com início às 10h e finalização às 13h e contará com o apoio e parceria do Instituto Aqualung. Na mesma praia estarão reunidos voluntários da Prezunic Supermercados e da Instituição Adatpsurf.
A expectativa é envolver cerca de 500 voluntários para o projeto somente na praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Cada um deles receberá sacolas de plástico reciclado e luvas para a coleta de resíduos na praia, além de um relatório a ser preenchido com o tipo de material coletado. O material recolhido será destinado a cooperativas e associações, no caso dos recicláveis, ou para aterros. Mais de 125 países estarão envolvidos na ação, que é conhecida mundialmente como Clean Up The World, e deverá mobilizar cerca de 35 milhões de pessoas em todo o globo.
O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias está em sua décima edição no Brasil. A SABB, empresa responsável pela gestão de toda a cadeia produtiva da linha nacional de bebidas sem gás, chás e energéticos do portfólio da Coca-Cola no País, é parceira na inciativa desde 2007, e tem como principal objetivo promover a educação sobre cuidados com o meio ambiente, em especial em locais públicos de lazer, como as praias, promovendo também a proteção da fauna e da flora existente no entorno de recursos hídricos. “Em 2011, mais de mil pessoas estiveram envolvidas com o mutirão”, comenta o gerente de Responsabilidade Social e Sustentabilidade da SABB, Fabiano Rangel. “Mais de cinco toneladas de resíduos foram retirados de rios e praias, em todas as cinco cidades em que estamos presentes. Na verdade, estamos falando de um movimento simbólico e estes números devem servir de reflexão e promover uma conscientização ambiental para todos os dias do ano”, completa.
A praia da Barra da Tijuca estréia as ações da SABB no Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias 2012, mas o calendário prevê ainda neste mês mutirões em pontos específicos dos municípios onde a empresa tem fábrica. Todas as cinco unidades da SABB Coca-Cola estarão envolvidas na iniciativa, e a expectativa é reunir novamente cerca de 1.000 voluntários, ao todo. “Promover e participar ativamente do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias é um compromisso da SABB, que busca envolver não só funcionários, mas também a comunidade das adjacências de nossas fábricas. Além de nossa real atuação voltada para a preservação do meio ambiente, a ideia é estimular também o compromisso das pessoas para com a sustentabilidade”, afirma o diretor de Relações Institucionais e Jurídicas da SABB Coca-Cola, Mauro Ribeiro.
Sobre o Clean Up The World
Em sua vigésima edição mundial, o Clean Up the World é realizado em conjunto com o Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas (UNEP) e mobiliza cerca de 35 milhões de voluntários de 130 países anualmente, tornando-se uma das maiores campanhas ambientais do mundo.
A campanha reúne empresas, grupos comunitários, escolas, governos e indivíduos em uma série de atividades e programas de melhoria do meio ambiente e de locais públicos.
O Clean Up the World é associado ao Departamento de Informação Pública das Nações Unidas e conta com o apoio de organizações parceiras em vários países.
Sobre a SABB
Criada em outubro de 2007, a SABB – Sistema de Alimentos e Bebidas do Brasil – é uma joint-venture formada pela Coca-Cola Brasil e seus fabricantes regionais, responsável pela gestão de toda a cadeia produtiva da linha nacional de bebidas sem gás, chás e energéticos do portfólio da Coca-Cola no País. A SABB Coca-Cola atua nos segmentos de néctares, sucos, bebidas mistas, energéticos, isotônicos, achocolatado, chás secos, solúveis e prontos para beber, que integram produtos das marcas Del Valle Mais, Del Valle Kapo, Del Valle Frut, Del Valle para o Mc Donald’s, Laranja Caseira, Burn, Powerade, I9, Matte Leão, Chá Leão, Leão Ice Tea, Chimarão Pampas e Guaraná Power.
Apoiada por um modelo de negócio sustentável, que valoriza as pessoas e o meio ambiente, a SABB Coca-Cola conta atualmente com mais de 2.000 funcionários e tem como missão ser reconhecida como centro de excelência na cadeia de suprimentos de bebidas não gaseificadas. A empresa possui cinco unidades fabris próprias, localizadas nas cidades de Linhares (ES), Americana (SP), Fazenda Rio Grande (PR), Fernandes Pinheiro (PR) e Rio de Janeiro (RJ).
Redação Portal Ouro Negro