A TROP Frutas do Brasil S/A passa a integrar o grupo SABB – Sistema de Alimentos e Bebidas do Brasil -. A empresa sediada em Linhares possui capacidade para processar até 25 mil toneladas de frutas por ano, o que representa a produção média de 11 mil toneladas de polpa no mesmo período e mantém 140 postos de trabalho.
A integração da TROP ao grupo da SABB reforça a estratégia de verticalização de sua cadeia produtiva. A iniciativa deverá garantir mais tranquilidade e segurança aos milhares de produtores rurais envolvidos já que aponta para a continuidade dos investimentos e das parcerias envolvendo a fruticultura capixaba.
“Agora contaremos com o incremento da TROP a nosso negócio e não temos dúvida de que o resultado será tão benéfico para a SABB como para os fruticultores e suas cooperativas”, comenta Maurício Ferraz, Gerente Corporativo de Planejamento e Desenvolvimento Agrícola da SABB.
O movimento de incorporação também consolida a posição da SABB no Sistema Coca-Cola Brasil, pois a empresa passa a ser a única do grupo a integrar toda a cadeia produtiva da bebida que chega ao consumidor final.
“Esse projeto significa mais oportunidades para a fruticultura do Espírito Santo e reforça as ações e iniciativas empregadas pela TROP em toda a cadeia produtiva”, diz Marcos Leonardo da TROP Brasil.
Ao incluir a TROP em seu grupo, a SABB passa a manter seis unidades fabris próprias, dentre as quais duas estão localizadas nas cidades de Linhares (ES), uma em Americana (SP), uma Fazenda Rio Grande (PR), uma em Fernandes Pinheiro (PR) e uma no Rio de Janeiro (RJ).
“A SABB confia muito no Espírito Santo, no crescimento do estado e no potencial do capixaba. Nosso objetivo é dar continuidade aos trabalhos realizados pela TROP e Governo do Estado a fim de fazer do Espírito Santo um polo nacional da fruticultura cada vez mais pujante. Nossos projetos e iniciativas na fruticultura serão estudados e discutidos com a SEAG-ES e os fruticultores, de forma a alinharmos as oportunidades e prioridades nesse setor, pois, para a SABB, o produtor rural sempre foi um importante fornecedor e qualquer benefício gerado a esse público torna-se um benefício para a própria indústria e, com isso, todos saem ganhando”, diz Mauro Ribeiro, Diretor de Relações Institucionais da SABB.
Sobre a SABB
A SABB – Sistema de Alimentos e Bebidas do Brasil – joint-venture formada pela Coca-Cola Brasil e seus fabricantes regionais – responsável pela produção da linha nacional de bebidas sem gás, chás e energéticos do portfólio da Coca-Cola no País, que atua nos segmentos de néctares, sucos, bebidas mistas, energéticos, isotônicos, achocolatado, chás secos, solúveis e prontos para beber, e que integram produtos das marcas Del Valle Mais, Del Valle Kapo, Del Valle Frut, Del Valle para o Mc Donald’s, Laranja Caseira, Burn, Powerade, I9, Matte Leão, Chá Leão, Leão Ice Tea, Chimarão Pampas e Guaraná Power,
O projeto faz parte de mais uma iniciativa da SABB que concretiza sua crença – e de todo o Grupo Coca-Cola – no Espírito Santo e no potencial do Estado para negócios, demonstrando, também, a intenção da empresa em seguir investindo apoiada por um modelo sustentável e que valoriza as pessoas e o meio ambiente.
Desde 2005, quando a Sucos Mais foi adquirida, a fábrica da SABB em Linhares se desenvolveu, aprimorou suas instalações e procedimentos e, hoje, ocupa posição de destaque no Espírito Santo, gerando empregos e oportunidades a aproximadamente 1% da cidade de Linhares. Aliado a esse crescimento, a empresa hoje, mantém diversos projetos próprios voltados à melhoria de condições sociais, educacionais e ambientais, além de também apoiar projetos públicos voltados aos mesmos objetivos.
Um bom exemplo da contraprestação social que a empresa oferece à população capixaba é o Projeto CRIAR – Centro de Reciclagem, Inovação, Aprendizado e Renovação – um importante projeto inovador realizado por uma parceria da Prefeitura de Linhares que colocou a cidade na seleta lista de municípios com Programa de Coleta Seletiva e Reciclagem. Além disso, a SABB também realiza uma série de ações na área de educação e desenvolvimento socioambiental, com destaque especial para o Programa de Voluntariado que beneficia mais de 1.300 crianças e adolescentes.
Segundo a SABB, que já participava e apoiava iniciativas voltadas aos produtores rurais, a aquisição da TROP gera inúmeras oportunidades e incluem, dentre outras, a aproximação com os fruticultores, o apoio direto aos projetos voltados à melhoria da produção, a integração para aprimoramento da cadeia, o apoio à introdução de conceitos e práticas de sustentabilidade e responsabilidade social, além de muitos outros benefícios que visam a melhoria da produção e da qualidade das frutas produzidas.
Redação Portal Ouro Negro