Famosa e cheia de histórias, a Rua da Conceição é o local onde de fato, começou Linhares. Inicialmente com moradias, mercearias, bares e farmácias, ela também foi palco dos tradicionais bailes de carnaval e festas durante décadas. Além de abrigar no seu entorno ruas paralelas, que limitam-se ao Rio Doce e que eram o local apropriado para a colônia de pescadores se instalar e construir sua família.
Os anos se passaram e a vocação comercial da Rua da Conceição continua a mesma, desta vez, porém, voltada quase que exclusivamente para gastronomia. É possível encontrar por lá bistrôs, restaurantes, sorveterias, hamburguerias e casa de shows, tudo com um aspecto contemporâneo, mas com a magia de quem conta uma história de mais de 200 anos. Parte da Rua da Conceição, e não menos importante para cidade, a Praça 22 de Agosto possui estrutura moderna e atrativa para os adeptos do esporte, ciclistas e famílias inteiras que buscam o lazer e sossego. A praça também encanta pela beleza e grandiosidade.
Símbolo da fé cristã, a Rua da Conceição também abriga a igreja Nossa Senhora da Conceição, conhecida como Igrejinha Velha. Além de simbolizar o catolicismo da cidade, a Igrejinha Velha guarda em sua construção aspectos históricos da fundação da cidade.
HISTÓRIA, CULTURA E RENDA, LADO A LADO
Ao longo da Rua da Conceição o antigo e o novo se confundem. As antigas moradias das famílias Calmon, Durão e Pestana, que ainda dão um toque de saudosismo e representam a história de Linhares, se confundem com uma geração de empreendedores que encontraram na charmosa rua o local ideal para instalar seus empreendimentos.
Há três meses o casal Sara Mafra Colombo e Vitor Colombo inauguraram uma hamburgueria na Rua da Conceição. “Sempre pensamos em montar um negócio no segmento gastronômico, e para nós o local ideal era a Rua da Conceição, que ao longo dos últimos anos ganhou esse conceito de rua Gourmet”, explica Sara.
Para Vitor a Rua da Conceição continua atraindo os linharenses assim como aconteceu no passado. “Como comerciante e morador de Linhares, vejo que a rua atrai desde os mais novos aos mais velhos. As pessoas vem até aqui para visitar a Praça 22 de Agosto, comer e se divertir, isso é histórico e muito bonito de se ver”, conclui Vitor.
Mesmo com toda movimentação a Rua da Conceição e ruas adjacentes, ainda são um bom lugar para se viver. Moradora do entorno da Rua, Carolina Burini, se considera privilegiada por fazer parte do que ela chama de lado histórico de Linhares. “Aqui é muito tranquilo de se viver. Há 5 anos moro na rua Beira Rio, que é o entorno da Rua da Conceição. Aqui nasceu a história de Linhares e o novo se confunde com o antigo. Eu não me sinto moradora do Centro da cidade. O aspecto bucólico aqui é muito forte”, afirma a moradora.
CLIQUE E CONFIRA A REVISTA MAJESTOSA LINHARES 2016 ANOS
Redação Portal Linhares Em Dia{jathumbnail off}
SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os TERMOS DE USO, denuncie. Leia as PERGUNTAS MAIS FREQUENTES para saber o que é impróprio ou ilegal.
Curta a página do LINHARES EM DIA no Facebook e siga nosso perfil no Twitter