Nesses dias que antecedem o Natal – a principal data para o comércio no ano – já fica nítido como o comércio capixaba se preparou para receber os clientes, seja nas lojas de rua ou nos centros comerciais (sem esquecer das compras online).
Com isso, também aparece a expectativa de quais serão os itens que estarão na preferência das compras. Neste Natal 2023, os produtos preferidos serão: roupas, perfumes/cosméticos, calçados e brinquedos – incluindo a preferência dos capixabas.
Foi o que apontou a pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise.
Quantos ao valor médio investido, o levantamento aponta que serão comprados quatro presentes, com tíquete-médio de R$ 140. Isso coloca mais de R$ 74 bilhões na economia nacional. Os principais presenteados na data serão os filhos, a mãe, marido e mulher, e os irmãos.
De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Vitória, Rogério Alcântara, a expectativa do setor é boa e o comércio do Espírito Santo está preparado para aproveitar o melhor período de vendas do ano.
“Estamos, inclusive, com a campanha Natal Mágico CDL Vitória, que vai sortear mais de R$ 60 mil em prêmios, incluindo oito TVs 50 polegadas 4K, dois iPhones 15 Pro e duas bicicletas elétricas, estimulando as vendas, movimentando a economia local, presenteando os consumidores e ajudando os lojistas a fortalecerem os laços com os clientes”, destaca.
Entre os que não vão presentear, 27% dizem não ter dinheiro, 17% não gostam ou não têm o costume e 15% estão endividados e irão priorizar o pagamento de dívidas.
As principais formas de pagamento dos consumidores nas compras de Natal serão: PIX (47%) e cartão de crédito parcelado (44%). Os demais vão preferir dinheiro e cartão de débito, respectivamente.
Lojas físicas
As lojas físicas seguem na preferência dos consumidores. De acordo com a pesquisa, 76% pretendem realizar compras nos canais físicos, principalmente nas lojas de departamento e em shopping center.
Considerando aqueles que farão compras on-line, 7 a cada 10 presentes devem ser comprados por este canal. E os sites internacionais já ultrapassaram os nacionais, com 65% da preferência dos consumidores.
“Na percepção da maioria dos entrevistados (55%), os preços dos presentes deste ano estão mais caros que os do ano passado, já 28% acreditam que estão na mesma faixa de preço e 10% que estão mais baratos”, aponta o levantamento.
Consumidores atentos aos preços
Os consumidores também estão atentos aos preços, 82% pretendem fazer pesquisas antes das compras. Quando se trata da escolha do estabelecimento onde pretendem adquirir os presentes, 51% são influenciados pelo preço, os demais pelas ofertas e promoções, pelo valor do frete e pelo prazo de entrega, respectivamente.
Sobre a pesquisa
O levantamento foi realizado com consumidores das 27 capitais brasileiras – incluindo Vitória -, homens e mulheres, com idade igual ou maior a 18 anos, de todas as classes econômicas (excluindo analfabetos) e que pretendem comprar presentes para o Natal.