geral

Robert Francis Prevost é eleito papa e escolhe o nome Leão XIV

08 maio 2025 - 14:20

Redação Em Dia ES

por Julieverson Figueredo

Share
Novo pontífice foi escolhido nesta quinta-feira (8), após duas votações na manhã do segundo dia de conclave, no Vaticano
Robert Francis Prevost é eleito papa e escolhe o nome Leão XIV. Foto: Reprodução/Vatican News

Após pouco mais de 24 horas de conclave, a Igreja Católica anunciou, nesta quinta-feira (8), a eleição do novo papa: Robert Francis Prevost, que escolheu ser chamado de Leão XIV. A decisão foi tomada por vontade de pelo menos 89 cardeais e aconteceu após duas votações realizadas pela manhã. A tradicional fumaça branca, sinalizando a escolha do novo pontífice, foi liberada às 13h08, no horário de Brasília (18h08 no horário do Vaticano).

A escolha de Leão XIV foi anunciada inicialmente aos cardeais eleitores ainda dentro da Capela Sistina. Em seguida, como determina o protocolo da Igreja, o cardeal eleito foi conduzido à chamada “Sala das Lágrimas”, onde vestiu a batina branca. No local, o cardeal Dominique Mamberti, decano mais antigo entre os diáconos do Colégio Cardinalício, perguntou ao eleito: “Como deseja ser chamado?”, e recebeu como resposta o nome Leão XIV.

Anúncio oficial e apresentação ao público
Cerca de uma hora após a fumaça branca, o novo papa foi oficialmente apresentado ao público do alto da sacada central da Basílica de São Pedro, no Vaticano. Antes disso, foi o próprio Dominique Mamberti quem anunciou ao mundo a tradicional fórmula em latim:

“Anuncio-vos uma grande alegria. Temos um Papa: O eminentíssimo e reverendíssimo Senhor, Senhor Robert Francis, Cardeal da Santa Igreja Romana Prevost, que se impôs o nome de Leão XIV.”

A proclamação foi acompanhada por milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro e por milhões de pessoas ao redor do mundo, que acompanharam o momento pela televisão e pela internet. A escolha de Leão XIV marca o início oficial de seu pontificado como líder da Igreja Católica Apostólica Romana, que reúne mais de 1,4 bilhão de fiéis em todo o planeta.

Tradição e velocidade do conclave
A eleição de Robert Francis Prevost segue a tendência das últimas escolhas papais, que têm ocorrido em tempo relativamente curto. Tanto Bento XVI quanto Francisco foram eleitos no segundo dia de conclave, após quatro e cinco rodadas de votação, respectivamente. O novo pontífice também foi escolhido no segundo dia de reuniões do Colégio de Cardeais.

Historicamente, alguns conclaves duraram bem mais. Um dos casos mais longos foi o que elegeu Gregório X, em 1271, após 34 meses de deliberações. Já o conclave mais rápido da história aconteceu em 1939, quando o italiano Pio XII foi eleito em menos de 24 horas.

2
0
Atualizado: 08/05/2025 14:37

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.