População foi orientada a deixar suas casas devido à cheia na barragem da Usina do Carioca, a 104 quilômetros da capital Belo Horizonte
O estado de Minas Gerais continua sendo castigado pelos efeitos das chuvas fortes que caem há pelo menos três dias. Na noite deste domingo, a prefeitura de Pará de Minas, cidade do interior, emitiu um alerta máximo aos moradores sobre o risco de rompimento da barragem da Usina do Carioca.
Segundo o comunicado, moradores de Pará de Minas, Pitangui, Onça de Pitangui, São João de Cima, Casquilho de Baixo, Casquilho de Cima e Conceição do Pará devem sair imediatamente de suas casas por conta de “alto risco”, conforme recomendações da prefeitura e da Defesa Civil.
‘99% de chance’
Nas redes sociais, moradores também compartilham o vídeo de um bombeiro desesperado alertando a moradores para que deixem suas casas. Segundo ele, a altura do rio São João pode subir mais de 60m. Ele orienta que as pessoas “sumam” do lugar, para que preservem suas vidas.
“A informação é 99% de que a barragem pode romper. Se ela romper ela vai estourar Carioca, Onça de Pitangui, vai vir aqui nessa reta, vai chegar na faixa, no mínimo 60m de altura, com igarapé, planta, vai levar tudo isso que está aqui. Pelo amor de Deus, foi orientado que nem os militares vão poder ficar aqui mais. É subir todo mundo para a parte alta do Pitangui”, diz o militar.
A prefeitura de Pará de Minas informou que disponibilizou um posto de saúde ao lado do salão da igreja da cidade para receber pessoas que não tenham para onde ir.
Com informações de O Globo