Recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estão com dificuldades para realizar o Censo 2022, no Espírito Santo. Alguns moradores não são encontrados em suas residências.
O Censo começou em 1° agosto e segue até 31 de outubro. No Espírito Santo, dos 8.612 setores censitários – unidade territorial estabelecida para fins de controle cadastral – 24% foram concluídos e 34,7% estão em andamento. Ao somar os setores concluídos com os em andamento, temos 58,7% dos setores abrangidos.
As dificuldades dos recenseadores no estado estão canalizadas, principalmente, no fato de não encontrarem os moradores em casa. Lembrando que o recenseador realiza, pelo menos, quatro tentativas de entrevista, após a primeira, mas, mesmo assim, muitos estão ausentes.
Diariamente, os recenseadores vão para as ruas coletar dados dos moradores. Eles precisam responder ao questionário básico com 26 perguntas. A entrevista dura de 3 a 5 minutos.
Censo 2022
O Censo é realizado a cada dez anos. A pesquisa era para ter sido em 2020, mas, devido à pandemia, os questionaram foram aplicados apenas este ano.
É por meio das respostas dos brasileiros que o governo tem dados para desenvolver políticas públicas para grupos, com base nas características, semelhanças e diferenças da população.