geral

Quase mil pessoas fora de suas casas por causa das chuvas no ES

13 jan 2022 - 12:15

Redação Em Dia ES

Share
O nível do Rio Doce diminuiu em Colatina, mas várias regiões seguem alagadas
Quase mil capixabas estão fora de suas casas por causa das chuvas. Segundo a Defesa Civil estadual, sete cidades no Espírito Santo decretaram situação de emergência nesta quarta-feira (12). São elas: Afonso Cláudio, Alegre, Castelo, Ibatiba, São José do Calçado, Vargem Alta e Guaçuí.

Em um vídeo enviado à imprensa, o tenente-coronel Wagner, do Corpo de Bombeiros, informou o número de desalojados e desabrigados no Estado. 

“Temos 948 pessoas fora de casa. Esse número pode aumentar. Isso por causa da cheia do Rio Doce tanto na cidade de Colatina quanto na cidade de Linhares. Ainda há muita chuva na cabeceira do rio, lá em Minas Gerais, fazendo que algumas residências em Linhares e em Colatina sejam impactadas”, apontou. 

Rio Doce subiu mais de 2 metros
Várias localidades de Linhares e Colatina estão debaixo d’agua devido a cheia do Rio Doce. A boa notícia, é que desde a madrugada desta quinta-feira (13) o nível do rio vem caindo lentamente. A Defesa Civil Estadual emitiu alertas de inundações e alagamentos para Colatina e Linhares. Essas cidades receberam risco muito alto. 

Já Alegre, Baixo Guandu e Itapemirim receberam alerta de risco alto. “Esses alertas foram emitidos porque os rios que cortam essas cidades ainda estão com a cota de inundação extrapolada”, explicou o coronel. 

Em Colatina o nível do Rio Doce estava na casa dos 7,65 metros no meio da manhã desta quinta-feira (13), mas na noite passada chegou a 7,85 metros.

Em Linhares, o nível do rio no início desta manhã estava acima dos 5,80 metros. 

Desabrigados em Linhares
Doze famílias do Olaria continuam no ginásio poliesportivo do bairro Conceição depois de terem suas casas invadidas pelo Rio Doce. Segundo a Defesa Civil Municipal,  a estrada que dá acesso a Barro Novo, em Brejo Grande, na região do Pontal do Ipiranga, também foi interditada. 

Duas estradas de acesso ao distrito de Povoação, via beira-rio, continuam interditadas e o acesso pela ES-010, no trecho que liga à Unidade de Tratamento de Gás de Cacimbas (UTGC), está comprometido, passando apenas veículos de eixo alto.
0
0
Atualizado: 13/01/2022 12:15

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.