Na página oficial da manifestação no facebook, cerca de 5.100 pessoas já confirmaram presença. O chamado “Ato Nacional a favor da Democracia”, segue com protestos em milhares de cidades no país. São Mateus e Colatina também terão manifestações na tarde desta quinta.
Em Linhares, a concentração começa às 16h. Às 17, os manifestantes saem em passeata pelo Centro seguindo a seguinte rota:
01 – Início da concentração às 16h
02 – Início da manifestação às 17h
03 – Caminhada até a primeira parada em frente a Câmara Municipal.
04 – Caminhada até a BR-101 com uma paralisação para cantarmos o Hino Nacional.
05 – Caminhada até a Prefeitura Municipal de Linhares.
06 – Retorno à Praça 22 de Agosto.
Segundo a organização da manifestação, o fluxo na BR-101 será interrompido por cerca de 1 hora, a partir das 18h30, durante a travessia dos manifestantes. Nesse momento, o hino nacional será cantado com faixas hasteadas “Ou para a roubalheira ou paramos o Brasil”.
Ainda de acordo com a organização, o protesto adota as chamadas “AS 5 CAUSAS”:
1 – Não à PEC 37
2 – Saída imediata de Renan Calheiros do Congresso Nacional
3 – Imediata investigação e punição de irregularidades nas obras da copa, pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal.
4 – Implementação de uma lei que torne corrupção no Congresso crime hediondo
5 – Fim do foro privilegiado, pois ele é um ultraje ao art. 5º da CF.
A organização afirmou ter o apoio do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e Polícia Rodoviária Federal para eventuais casos de vandalismo ou violência.
Organizações fecham mais cedo
As Faculdades Pitágoras de Linhares e Faceli suspenderam as aulas da noite desta quinta-feira por conta do protesto. A Prefeitura de Linhares abreviou o expediente, que termina às 15h. Várias lojas do Centro de Linhares fecharam as portas e liberarão funcionários mais cedo em apoio às manifestações.
Pontal do Ipiranga também terá protestos
No balneário a movimentação está marcada para as 18h na entrada da localidade. O chamado para o protesto foi feito via facebook (veja aqui: http://goo.gl/7gtqb).
Polícia Militar reforça policiamento
O comando do 12º Batalhão da Polícia Militar empenhou um maior número de policiais para garantir a segurança, durante a manifestação. O policiamento reforçado será empregado com viaturas, motocicletas e a pé.
De acordo com o subcomandante da Unidade, major Taciano Ramses Grampinha, a Polícia Militar irá acompanhar o movimento para garantir o direito da população de se manifestar de forma pacífica. “Os militares atuarão para garantir o direito de ir e vir, a integridade física dos manifestantes, além de evitar danos a patrimônios públicos e privados. Nosso objetivo é dar tranquilidade a todos que participarem do movimento e a população em geral”, disse o major.
Além de garantir a ordem pública, as equipes do policiamento também atuarão na organização do trânsito nas vias e redondezas da concentração dos manifestantes e no percurso da passeata. A expectativa da PM é de que a manifestação seja pacífica.
Redação Portal Ouro Negro
{jathumbnail off}