A formatura da 3ª oferta do Programa QualificarES, realizada nesta quinta-feira (19), celebrou a conclusão de cursos de capacitação por 1.881 participantes na Região Metropolitana de Vitória. O programa, que promoveu formação profissional em diversas áreas, como gastronomia e informática, alcançou 17.736 concluintes em 2024, abrangendo todos os 78 municípios do Espírito Santo.
Durante o evento, realizado em Vitória, o governador Renato Casagrande destacou a importância da qualificação profissional como instrumento de transformação social e econômica.
“Hoje vejo quase dois mil formandos neste evento. São pessoas que decidiram tomar uma atitude e buscar conhecimento e hoje estão ainda mais prontos para o mercado de trabalho. Oferecendo formação profissional, vamos caminhando para dar cada vez mais qualidade de vida aos capixabas”, afirmou.
O Programa QualificarES é coordenado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti). O titular da pasta, Bruno Lamas, destacou o sucesso das ações ao longo do ano.
“A formatura da Região Metropolitana foi uma alegria, pois fechamos o ano de 2024 com chave de ouro. Foram diversos cursos de excelência, de qualidade, em vários eixos, com grau de empregabilidade muito alto. Agradeço aos alunos que confiaram no Qualificar e vamos para frente em 2025”, disse o secretário.
O programa QualificarES oferece formação gratuita em diferentes áreas, buscando atender às demandas do mercado de trabalho local e promover o desenvolvimento social e econômico do Estado. Em 2024, os cursos contemplaram temas como tecnologia, artesanato, beleza, serviços, educação e indústria. O alcance da iniciativa se deu em todas as regiões do Espírito Santo, com turmas presenciais e online.
O programa também prioriza a inclusão e a equidade, com oferta de cursos que atendem diferentes perfis de profissionais e comunidades, desde jovens em busca do primeiro emprego até pessoas em processo de recolocação profissional.
O Programa QualificarES encerrou o ano de 2024 com números que reafirmam sua relevância como uma das principais iniciativas de qualificação profissional do Espírito Santo. Ao todo, 17.736 capixabas concluíram cursos oferecidos pelo programa, abrangendo os 78 municípios do Estado.