No conjunto de ações em alusão ao Dia Mundial do
Consumidor, o Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor
(Procon-ES), juntamente com a Associação Brasileira de Procons
(ProconsBrasil) e a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), realiza o
Mutirão Virtual de Renegociação de Dívidas, entre os dias 15 e 31 de
março, que acontecerá na plataforma de solução de conflitos
www.consumidor.gov.br.
O objetivo da ação dos órgãos de defesa do
consumidor é reestabelecer o equilíbrio do orçamento doméstico das
famílias que estão endividadas e precisam manter o nome limpo, longe de
qualquer inscrição em cadastros de proteção ao crédito. Para isso, após
ser acionada pelo Procon-ES, a ProconsBrasil programou com a Febraban, a
adesão das instituições financeiras, buscando viabilizar condições
favoráveis ao pagamento, ao ajuste do valor das parcelas, a
periodicidade dos pagamentos, a redução dos juros e multas, ou mesmo
condições para a quitação do débito que o cidadão tenha com uma
instituição financeira.
Na visão global da ProconsBrasil, a
experiência revela que muitos consumidores que estão em débito deixam de
procurar o Procon ou até mesmo seu banco por se sentirem constrangidos
com a situação. Além disso, com as regras de restrições de circulação e
de funcionamento do comércio, e os cuidados com a saúde, o uso da
internet pode ser favorável também à defesa do direito do consumidor,
como é o foco deste mutirão.
O diretor-presidente do Procon-ES,
Rogério Athayde, informou que o órgão vai monitorar as negociações de
dívidas realizadas pela plataforma www.consumidor.gov.br, durante o
mutirão de renegociação de dívidas bancárias, promovido pela Associação
ProconsBrasil.
“Mais de 160 empresas entre bancos, financeiras e
administradoras de cartão estarão participando do mutirão. A negociação
on-line é uma facilidade e comodidade para o consumidor que não quer ou
não pode comparecer pessoalmente à sede, principalmente em tempos de
pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Os serviços on-line são uma
tendência e o Procon-ES apoia essa iniciativa”, acrescentou Athayde.
Para
participar do mutirão on-line, basta o consumidor fazer o seu registro
na plataforma www.consumidor.gov.br, quando receberá um login e senha.
Nesse momento, o consumidor fará o relato do seu problema, devendo
informar que deseja participar do mutirão de renegociação de débitos.
Após finalizar o registro, o banco ou instituição financeira tem o prazo
de 15 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor.
No
momento do preenchimento do registro, é imprescindível que o consumidor
informe corretamente seus telefones e e-mail para contato, pois esses
dados facilitarão o atendimento por parte dos bancos e instituições
financeiras participantes. O Procon-ES, orienta ainda que o consumidor,
no seu relato, informe que está participando do mutirão, com a seguinte
hashtag: #MutiraoProconsBrasil
Terminado o prazo de 15 dias para
resposta do fornecedor, o consumidor passa a ter o prazo de 20 dias
para avaliar o retorno dado pela empresa e se a resposta foi
satisfatória.
Serviço:
O que: Mutirão Virtual de Renegociação de Dívidas
Quando: 15/03 até 31/03
Como: no site www.consumidor.gov.br
Público: todo cidadão que queira renegociar suas dívidas bancárias
Consulte as empresas participantes clicando aqui
Dúvidas: 151