geral

Problemas na Praça 22 de Agosto desagradam moradores e frequentadores

03 abr 2013 - 16:13

Redação Em Dia ES

Share

Localizada no Centro de Linhares, mais precisamente na região onde a cidade nasceu, a Praça 22 de Agosto sela em seu interior importantes capítulos da história da cidade. Ela existe desde o século XIX.

Em 2011, passou por uma completa reconstrução, ganhou monumentos à história de Linhares, espaço para recreação, biblioteca, palco e mirante. Após a profunda reforma, o local se tornou muito frequentado.

Mas esse clima de tranquilidade tem sido quebrado. Pelo menos é o que dizem moradores das proximidades e frequentadores da praça.

“Naquela parte de trás ali, os postes estão com problema. Fica tudo escuro e perigoso”, conta uma moradora que prefere não se identificar. “Quando a praça foi reformada, pensei: ‘que benção ter tudo isso no meu quintal’. Hoje percebo que algumas coisas ruins também vieram junto”, completa.

tpraca1

tpraca2

As coisas ruins as quais a moradora se refere têm relação com o uso de drogas na praça. “Passe ali atrás agora. Dá pra sentir o cheiro de longe. As pessoas vão para ali perto do mirante e fumam maconha tranquilamente. Estou aqui quase todos os dias e sempre vejo isso”, afirma um frequentador da praça que também prefere não se identificar. “Os guardas municipais andam pela praça, observam, mas não intervém. Falta autoridade”, finaliza.

Outro problema apontado é um desnível justamente na via que passa atrás da praça. “A rua parece estar afundando”, disse a moradora.

O que a Prefeitura fala sobre isso

Por meio de nota a prefeitura respondeu sobre cada um dos problemas apontados.

Sobre a falta de iluminação na parte traseira da praça
“O Departamento de Paisagismo e Urbanismo da Prefeitura alegou que as lâmpadas que estão queimadas na Praça 22 de Agosto serão trocadas até o final da próxima semana”.

Sobre uso de drogas na parte mal iluminada; falta de autoridade dos guardas municipais para intervir nestes casos; e falta de policiamento
“A guarda municipal faz rondas periódicas na praça, incluindo a Ladeira João da Santa, que a rota por onde passam os carros da guarda. A secretaria de Cidadania e Segurança Pública reconhece que há casos pontuais de uso de drogas na praça, mas que a guarda faz o trabalho de combater tal ocorrência, solicitando a presença da Polícia Militar quando necessária”.

Desnível na via que passa atrás da praça
“Com relação à rua desnivelada na parte de trás da Praça, o problema já foi detectado e está dentro do cronograma para ser resolvido em 15 dias. Vale ressaltar que o nivelamento no local não pode ser feito por compactação forçada, uma vez que passam pelo local várias tubulações. Sendo assim, é preciso que o nivelamento seja feito de forma gradual, colocando o calçamento, esperando a terra assentar, para realizar um novo nivelamento até que a compactação natural ocorra”.

Redação Portal Ouro Negro

{jathumbnail off}

0
0
Atualizado: 03/04/2013 16:13

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.