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Primeiro caminhão autônomo do Brasil entra em operação em porto capixaba

28 jan 2025 - 09:00

Redação Em Dia ES

por Julieverson Figueredo

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Veículo opera sem intervenção humana em ambiente controlado, marcando inovação tecnológica na logística portuária nacional
Primeiro caminhão autônomo do Brasil entra em operação em porto capixaba. Foto: Divulgação

O primeiro caminhão autônomo do Brasil iniciou sua operação no porto de Portocel, localizado em Aracruz, no norte do Espírito Santo. O veículo, que funciona sem intervenção humana, foi testado por mais de um ano e teve sua rota homologada nas vias internas do terminal. A iniciativa posiciona o Brasil entre os poucos países do mundo a dominar essa tecnologia em operações portuárias.

O projeto teve início em 2019, com o objetivo de transformar a logística portuária por meio da inovação tecnológica. O caminhão autônomo foi desenvolvido em parceria com a startup capixaba Lume Robotics, especializada em mobilidade autônoma, e a VIX Logística, empresa do Grupo Águia Branca. Atualmente, apenas um veículo está em operação, movimentando celulose nas vias internas do terminal, mas um segundo caminhão já está em fase de operação assistida.

Segundo Alexandre Billot Mori, gerente executivo da Portocel, a implementação do veículo autônomo é parte de uma estratégia focada na excelência operacional. “Com as parcerias certas e o apoio dos nossos acionistas, desenvolvemos uma solução pioneira no setor portuário, que alia inovação e eficiência para elevar os padrões de segurança e desempenho no terminal”, afirmou.

Tecnologia e segurança na operação
Equipado com inteligência artificial, câmeras, sensores e um sistema computacional avançado, o caminhão autônomo é capaz de identificar e reagir rapidamente a obstáculos, com um tempo de resposta de apenas um décimo de segundo. Além disso, o veículo utiliza visão computacional, mapeamento, planejamento de rotas e uma central de operações para garantir a eficiência e segurança da operação.

Durante os testes, que duraram 12 meses, o caminhão percorreu quase 4.500 km nas áreas internas do porto, acumulando mais de 400 horas de movimentação assistida. “A incorporação da tecnologia estabelece um marco histórico na operação de veículos autônomos em portos no Hemisfério Sul”, destacou Rânik Guidolini, diretor executivo da Lume Robotics. Ele também ressaltou que o avanço coloca o Brasil na vanguarda de um setor que deve movimentar trilhões de dólares globalmente até 2050.

Elias Alves, diretor da VIX Logística, também enfatizou a importância do projeto. “A iniciativa demonstra a viabilidade da solução e reflete uma tendência crescente no mercado, marcando 2025 como um ano importante para a expansão dos veículos autônomos em diferentes setores”, afirmou.

Além de melhorar a segurança, a operação do caminhão autônomo traz ganhos em eficiência, permitindo o gerenciamento simultâneo de múltiplas situações com maior precisão do que o controle humano. Esse avanço faz parte da estratégia da Portocel de se consolidar como um hub de inovação no segmento portuário.

O terminal de Portocel, especializado na exportação de celulose, é um dos mais importantes do país, e a adoção da tecnologia reflete o compromisso com a modernização das operações.

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