O Governo do Estado vai investir R$ 6.700.498,37 na elaboração de Planos de Mobilidade Urbana e em projetos estruturantes. Outros cinco municípios também serão contemplados.
A ordem de serviço para início dos trabalhos foi assinada na manhã desta terça-feira em cerimônia realizada no Salão São Tiago, no Palácio Anchieta, com a participação do governador Renato Casagrande, do Secretário Iranilson Casado, da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedur) – responsável pelos projetos. O secretário-chefe de Gabinete de Linhares, Wélio Pompermayer também participou da assinatura.
Os planos têm como objetivo contribuir para a capacidade de deslocamento de pessoas e bens no espaço urbano de forma segura, confortável, com termos aceitáveis, custos acessíveis, eficiência energética e impactos ambientais reduzidos, utilizando todo o sistema de mobilidade urbana. Uma empresa contratada pelo Governo do Estado fará um estudo simultâneo nos seis municípios. O prazo para elaboração dos planos e projetos é de aproximadamente 15 meses.
“Os estudos vão definir os pontos críticos do trânsito em Linhares. Quando se fala em mobilidade urbana, falamos no fluxo de pedestres, ciclistas, veículos de transporte coletivo e de transporte de cargas. Temos de descobrir em quais pontos estão as dificuldades para então, apontar as soluções. Sejam elas novos fluxos de trânsito ou novas vias. A ideia é humanizar o trânsito”, explicou Wélio.
Redação Portal Ouro Negro