Participaram da coletiva, o delegado-chefe do Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Linhares, Fabrício Lucindo Lima, o comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar tenente coronel Evandro Teodoro de Oliveira, o Presidente da Câmara Municipal de Linhares, Miltinho Colega, o secretário municipal de Cidadania e Segurança Pública, Washington Monteiro, entre outros secretários.
O Prefeito de Linhares Nozinho Correa disse que desde quando entrou no governo a população está cobrando melhorias na segurança. “Acredito que com essas ações vamos diminuir a violência. A sociedade está cansada com vários problemas que vem enfrentando”.
Entre as decisões tomadas estão o fechamento de bares após a meia-noite, criação de lei de incentivo ao monitoramento privado, ocupação de bairros e ação conjunta com as polícias Civil e Militar. Após as análises das sugestões durante a reunião foram definidas algumas ações pelo poder executivo:
– Operação Zero Hora
O prefeito vai assinar um decreto regulamentando o fechamento, pelo período de 90 dias, de bares e estabelecimento similares que vendam bebidas alcoólicas, da meia-noite às 5 horas. A regulamentação abrange casas de shows e eventos na cidade.
Será concedida uma licença especial de funcionamento aos estabelecimentos comerciais cuja atividade principal esteja relacionada à alimentação (casas de lanches, lanchonetes, restaurantes e pizzarias).
Esses estabelecimentos poderão funcionar após a meia-noite, mas estarão proibidos de vender bebidas alcoólicas sob pena de cassação do alvará de funcionamento. Já os alvarás dos bares que funcionam 24 horas também serão suspensos pelo período de 90 dias, tendo o estabelecimento que se adequar ao novo horário de funcionamento, que será das 5h à meia-noite. Quem for flagrado desrespeitando o decreto terá o alvará de funcionamento cassado.
– Fechamento de todos os bares e estabelecimentos similares que trabalham hoje sem alvará de funcionamento
– Criação da Lei de Incentivo ao Monitoramento Privado
A prefeitura concederá um subsídio aos estabelecimentos comerciais que manifestem interesse em colocar sistemas de monitoramento por câmeras nas áreas internas e externas do comércio.
– Apoio à Campanha de Desarmamento e divulgação do Disque Denúncia da Secretaria de Segurança Pública, 181
Qualquer pessoa poderá fazer denúncias de práticas criminosas sem precisar se identificar. Todas as informações serão detalhadamente repassadas às autoridades competentes de Linhares. Dessa forma, a comunidade apoiará as ações de combate à violência no município.
– Ocupação de cidadania dos bairros considerados vulneráveis em termos de violência
A ocupação será feita pelas secretarias municipais de Ação Social, Educação, Esporte e Lazer, Turismo, Cultura e Segurança Pública e Cidadania, onde projetos serão apresentados e oferecidos à população em geral.
– Operação Cavalo de Aço
A Secretaria de Cidadania e Segurança Pública vai reforçar o trabalho da Polícia Militar nas blitze destinadas às motos que circulam na cidade. Guardas municipais e agentes de trânsito vão atuar junto com a PM.
– Madrugada Viva
O município vai atuar junto ao Detran e à Polícia Militar em ações de abordagem de veículos na cidade. O objetivo é reduzir o número de motoristas que dirigem sob efeito de bebidas alcoólicas.
– Operação Padrão
Abordagem de pedestres, motoristas e motociclistas, verificação de denúncias e fiscalização de bares e estabelecimentos comerciais em bairros considerados vulneráveis em termos de violência. A operação terá participação das polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Conselho Tutelar, Vigilância Sanitária, além do setor de Fiscalização de Alvarás.
– Intensificação dos trabalhos de fiscalização de lotes baldios sujos
A prefeitura montará uma equipe que notificará os proprietários de lotes para que façam a limpeza do terreno. Se a ação não for realizada em 30 dias, a prefeitura aplicará multas aos donos dos lotes.
– Criação do movimento permanente “Linhares Contra a Violência”
Será um ato público, iniciado na Praça 22 de Agosto, que contará com a presença de diversas autoridades políticas, secretarias municipais, estudantes, maçonaria, igrejas, e todas as entidades civis organizadas.
– Solicitar reforço no efetivo das polícias Civil e Militar juntamente com o governador Renato Casagrande
Além disso, Nozinho vai solicitar a Casagrande que seja trazido para Linhares o programa Estado Presente, que será implantado nas áreas de maior vulnerabilidade social do município. O programa Estado Presente tem como foco concentrar esforços de todas as secretarias de governo nas áreas de educação, saúde, cidadania, esportes, lazer, cultura, segurança, além de qualificação profissional e novas oportunidades de emprego e renda.
Autoridades falam do que vem por aí
O delegado da Polícia Civil Fabrício Lucindo disse que todas essas ideias foram bem colocadas e definidas em conjunto. “O fechamento dos bares é um desejo que nós tínhamos há muito tempo. Em Linhares as causas de violência envolvendo bebidas alcoólicas, por motivo de ciúmes, crimes fúteis e passionais são constantes. Com o fechamento desses estabelecimentos e a proibição de bebida em um determinado horário acreditamos que vai reduzir os índices de criminalidade”.
O secretário de Cidadania e Segurança Pública Washington Monteiro falou sobre um convênio assinado com o Governo do Estado e a Prefeitura que permitiu a instalação de 80 câmeras de videomonitaramento em pontos estratégicos da cidade. “Para receber os equipamentos o município deverá criar uma Central Integrada de Monitoramento (CIM) para executar as atividades de operação de câmeras. Já temos disponibilizados os recursos necessários para a construção da Central, que será erguida em uma área anexa ao 12º Batalhão da Polícia Militar de Linhares. No local também vai funcionar a Central de Atendimento Telefônico Emergencial, o 190 da Polícia Militar”, afirmou o secretário.
O Comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Evandro Teodoro de Oliveira, disse que a PM está apoiando as ações da prefeitura e que alguns trabalhos já estão sendo realizados nas áreas consideradas de risco. “Vamos atuar em conjunto com a polícia civil e a prefeitura para reduzir a criminalidade na cidade”, disse.
O Presidente da Câmara, Miltinho Colega, disse que essa ações foram decididas em conjunto para beneficiar a população. “Precisamos devolver ao cidadão linharense a segurança para que todos possam ter qualidade de vida. Pondo essas ações em prática, vamos dar uma resposta à sociedade”, finalizou Miltinho
Redação Portal Ouro Negro
Por Carol Paiva Said