Serão contemplados até 100 projetos em dois eixos, organizados tanto por jovens quanto por coletivos
O prazo final de inscrição no edital do JuventudES Emergencial foi prorrogado para o próximo dia 20 de setembro. O projeto é voltado para as juventudes capixabas que estão atuando em suas comunidades e nas redes sociais, durante a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Serão contemplados até 100 projetos em dois eixos, organizados tanto por jovens quanto por coletivos. Confira o edital e os anexos ao final do texto.
O edital foi lançado pelo Instituto João XXIII, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), que gerencia o projeto.
“Esse é um projeto importante porque vai atingir não só os jovens e as jovens do nosso Estado, mas também, indiretamente, muitas famílias. Neste momento de pandemia, precisamos pensar em projetos emergenciais que vão auxiliar as pessoas”, pontuou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.
O Projeto JuventudES Emergencial está no eixo de Proteção Social do Programa Estado Presente em Defesa da Vida. Tem como objetivo minimizar os impactos sociais e econômicos decorrentes da pandemia da Covid-19, por meio da promoção da autonomia juvenil, e é executado como parte do projeto Estado Presente: Segurança Cidadã, em uma parceria do Governo do Estado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Os seguintes eixos compõem o edital:
•Eixo 1 – Ações de proteção social organizadas por Coletivos Jovens. Vai premiar, com o valor de R$ 3 mil, projetos idealizados por coletivos juvenis em territórios do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, e tem como objetivos principais amenizar a necessidade primeira de suprimentos e atender às necessidades específicas de cada comunidade.
•Eixo 2 – Produção de Conteúdo e Fruição Cultural em Direitos Humanos e com foco na pandemia do novo Coronavírus. Concederá premiações de R$ 1 mil.Podem ser inscrever jovens, individualmente ou em coletivos. Este eixo tem foco na produção artístico-cultural com temáticas relacionadas aos direitos humanos e/ou à pandemia, tendo como possibilidades de produto final uma diversidade de manifestações artísticas, culturais e de comunicação: exposições, vídeos, podcasts, livros, lives de debate, shows, oficinas, entre outras.
Podem se inscrever no Edital JuventudES Emergencial jovens entre 15 e 24 anos, atuantes nos municípios do Programa Estado Presente em Defesa da Vida: Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Guarapari, Linhares, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória.
As inscrições devem ser feitas de forma on-line, após baixar e preencher a ficha de inscrição e os demais anexos. Além de documentos, como identidade, CPF e comprovante de residência, os jovens devem apresentar a descrição da proposta que querem desenvolver, conforme modelo disponível no site. Todas as orientações constam no edital e nos anexos disponíveis no final do texto.
Programa Estado Presente em Defesa da Vida
O Programa Estado Presente em Defesa da Vida tem como objetivo reduzir os índices de violência e criminalidade, com foco especialmente em crimes letais, além de reduzir a vulnerabilidade da juventude à violência. Ele foi retomado, no início de 2019, com o eixo policial, e, em setembro, foi lançado o eixo de Proteção Social – cujo projeto JuventudES Emergencial faz parte.
Serviço:
Edital JuventudES Emergencial
Inscrições: prorrogadas até o próximo dia 20 de setembro, pelo site www.juventudes.es.gov.br
Quem pode participar?
Jovens entre 15 e 24 anos, moradores dos municípios do Estado Presente em Defesa da Vida: Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Guarapari, Linhares, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória.
Eixo 1 – Ações de proteção social organizadas por Coletivos Jovens – Inscrições por coletivos.
Eixo 2 – Produção de Conteúdo e Fruição Cultural em Direitos Humanos e com foco na pandemia do novo Coronavírus – inscrições individuais ou de coletivos.
DOCUMENTOS