Para evitar furtos, tenha cuidado com objetos pessoais. Ao entrar no mar, procure deixar carteiras, celulares, câmeras e demais materiais com pessoas de confiança. Leve apenas um documento de identificação e evite carregar altas quantias em dinheiro, dando prioridade ao cartão de crédito.
Quem tem criança deve redobrar a atenção. “É importante não perder as crianças de vista. Dessa forma é possível evitar afogamentos, comuns nessa época do ano, e desaparecimentos. Orientar os filhos a sempre procurar por ajuda de um policial também é uma boa dica”, orienta o comandante do Policiamento Ostensivo Metropolitano (CPOM), coronel Edmilson dos Santos.
O excesso de bebida alcoólica também facilita a perda de documentos e de objetos pessoais. “Para evitar acidentes, seja na água com o risco de afogamento ou no trânsito, orientamos que as pessoas bebam com moderação. É importante obedecer à sinalização dos locais perigosos para banho e não dirigir após ter ingerido bebida alcóolica”, acrescenta.
Evite andar sozinho e estacione seu veículo em locais mais iluminados e seguros para evitar ocorrências de assaltos. “Antes de estacionar em via pública, é preciso observar pelos retrovisores e ao redor se há pessoas suspeitas na área. Antes de sair do veículo, note se está sendo seguido e, caso veja qualquer movimentação estranha, saia do local em busca de outro ponto para estacionar. Outra dica é não ficar parado dentro do carro, seja para namorar ou esperar alguém. Assim é possível evitar ser abordado por criminosos”, alerta o coronel.
Em casos de ocorrências, a Polícia Militar pode ser acionada por meio do número 190, no Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes). Outra dica importante é não reagir ao ser alvo de criminosos e acionar a polícia imediatamente quando já estiver em segurança.
Redação Portal Ouro Negro