Nessa quinta-feira (20), o Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (HIMABA) promoveu uma tarde de conscientização e diversão para as crianças internas no hospital, em alusão ao “Junho Verde”, mês de conscientização e prevenção ao meio ambiente. O plantio coletivo trouxe momentos de muita alegria e diversão para crianças e familiares.
Para Atricia Silveira da Silva Calott, mãe de um paciente de 12 anos, internado há uma semana no Himaba, a ação do hospital trouxe ensinamentos e bons momentos para ela e o filho. “Meu filho deu entrada no Himaba entubado, com pressão alta, mas graças ao atendimento do hospital, ele apresentou melhoras e foi liberado para ir um pouco à área verde do hospital, onde acontecia o plantio. Ele ficou muito empolgado e feliz, até pediu para ser filmado plantando as mudas para compartilhar a história com o irmão depois”, contou a mãe.
Atricia Calott ainda afirma que para a família a humanização do hospital fez toda diferença neste momento desafiador. “Eu, como mãe, fiquei surpresa com essa iniciativa e percebo a importância para os pacientes, pois o ambiente hospitalar é muito pesado e triste. O plantio não será esquecido por ele. Foi uma experiência que marcou positivamente a infância”, disse.
Humanização do Himaba
Nos últimos anos, o hospital tem passado por um processo de inovação e humanização para a gestão hospitalar. “Com a gestão do Instituto Acqua, junto à Secretaria da Saúde (Sesa), no Himaba, criamos um setor de Humanização para promovermos ações voltadas ao bem-estar do paciente. Então, hoje, a estadia dos pequenos capixabas aqui no hospital é feita da forma mais leve possível, com cultura, educação e acolhimento, gerando mais esperança e conforto no ambiente hospitalar”, destacou o diretor-geral do Himaba, Cláudio Amorim.
A ação de plantio de mudas foi realizada pelo setor de Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), em parceria com o time de Humanização do hospital. As crianças internadas no hospital foram incentivadas a participarem para estimular o contato com a natureza, conhecimento, interação e valorização do meio ambiente, potencializando também seus tratamentos de saúde.