A plataforma Cidade de Anchieta, do tipo FPSO (unidade flutuante que produz, armazena e transfere petróleo), destina-se exclusivamente à produção da camada pré-sal dos campos de Baleia Azul, Jubarte e Pirambu, localizados no Parque das Baleias, na porção capixaba da Bacia de Campos.
O FPSO Cidade de Anchieta, afretado à empresa SBM Services Inc., tem capacidade para processar, diariamente, 100 mil barris de petróleo e 3,5 milhões m³ de gás. O navio-plataforma escoará a produção de gás pelo Gasoduto Sul-Norte Capixaba até a Unidade de Tratamento de Gás de Cacimbas, no litoral do Espírito Santo.
Terminal de Gás Natural Liquefeito (GNL) em Barra do Riacho
Após desembarcar da visita oficial ao navio-plataforma FPSO Cidade de Anchieta, o governador Renato Casagrande e a presidente da Petrobras, Graça Foster, participaram da solenidade oficial de início da produção, que integra o projeto Pré-Sal de Baleia Azul, na costa capixaba. O evento foi realizado na sede da Petrobras, em Vitória.
Durante a cerimônia foi assinado o protocolo de intenções para a construção do Terminal de Gás Natural Liquefeito (GNL), em Barra do Riacho, município de Aracruz.
Será um investimento de R$ 2,7 bilhões que gerará no município cerce de 8 mil empregos diretos e indiretos.
Polo Gás-Químico em Linhares
Com expectativa de começar a operar em 2018, o Polo ainda segue em fase de elaboração do projeto básico.
A previsão é de que o projeto gere 4,5 mil empregos diretos e 15 mil indiretos na região.
Redação Portal Ouro Negro