A cidade de Linhares, no norte do Espírito Santo, aderiu ao programa Serdia III, política para oferta de atendimento especializado para usuários com Deficiência Intelectual e Transtorno Espectro Autista (TEA).
Em fase de implantação, o município recebeu na última semana a visita da equipe técnica da Superintendência Regional de Saúde de Colatina, para análise e parecer quanto à habilitação do serviço. Os atendimentos serão ofertados na Sociedade Pestalozzi de Linhares, no bairro Colina.
O Serdia lll faz parte da Rede Estadual de Cuidados à Pessoa com Deficiência e vai funcionar com recursos disponibilizados pelo Estado e o município de Linhares. Sonia Dalmolim, secretária da pasta, explica que o objetivo da adesão ao programa é disponibilizar apoio terapêutico aos usuários, proporcionando um trabalho de integralidade do cuidado, bem como acesso e garantia de direitos sociais como autonomia e inclusão, assegurando atenção integral e tratamento adequado aos usuários e as famílias.
“Nós temos em Linhares uma grande demanda de pessoas com Deficiência Intelectual e Transtornos do Espectro Autista e nosso objetivo é facilitar o acesso dessas famílias ao tratamento. Com esse serviço funcionando aqui na Pestalozzi vamos humanizar o atendimento no município, ampliando o acesso e qualificando o atendimento”, diz Sonia.
Após a visita da Superintendência a Secretaria aguarda a liberação para iniciar os atendimentos. A previsão é que o serviço comece a funcionar ainda no segundo semestre deste ano.