geral

Parque Cultural Casa do Governador receberá escultura em aço criada pelo artista José Carlos Vilar

15 maio 2025 - 07:30

Redação Em Dia ES

Share
Com uma área de 93 mil metros quadrados, o parque é gerido pelas Secretarias da Cultura (Secult) e do Governo (SEG), por meio do Instituto ArteCidadania (IAC)
A escultura traduz o espírito das ondas, conectando arte e indústria. Foto: Ascom Secult

O Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha, será palco da entrega de uma nova obra de arte a céu aberto, na próxima segunda-feira (19). A escultura é assinada pelo renomado artista plástico capixaba José Carlos Vilar e foi produzida com chapas de aço fornecidas pela ArcelorMittal, que também é responsável pela doação da peça ao parque. A solenidade será às 17 horas e aberta ao público.

Com seis metros de comprimento, três metros de diâmetro e uma polegada de espessura, a escultura impressiona não apenas pelas dimensões, mas também pela leveza de sua forma, inspirada na prática da canoa havaiana e no contato diário do artista com o mar.

“Criada por um grande artista capixaba e forjada com o aço que produzimos, essa escultura simboliza a força da nossa trajetória de 41 anos no Espírito Santo. É uma homenagem à cultura local e à parceria que temos com o Parque e com esse Estado que nos acolhe e inspira”, afirma Jorge Oliveira, CEO da ArcelorMittal Aços Planos América Latina. A escultura foi produzida por empregados da produtora de aço, com curadoria do artista expositor.

Potência e sensibilidade
Para Vilar, que há mais de 50 anos trabalha com o aço como matéria-prima, a peça traduz a potência e a sensibilidade do material. “O aço é resistente, mas conheço seus limites. Ele me mostra até onde posso ir, e essa compreensão faz com que ele se torne uma folha de papel ou que um vergalhão se transforme em um barbante”, destaca.

Ele explica ainda que a escultura traduz o espírito das ondas, conectando arte e indústria. “Trouxe esse sentimento para o universo da ArcelorMittal, relacionando-o à produção das bobinas. Minha escultura evoca elementos da natureza, que a envolvem e a abraçam. Trabalho com a narrativa da bobina, conectando-a à compreensão do meio ambiente, do mar e da natureza”, completa.

Sobre o Parque Cultural Casa do Governador
Inaugurado em maio de 2022, o Parque Cultural Casa do Governador está localizado na Residência Oficial do Governo do Estado e apresenta uma vasta programação estruturada em três eixos complementares: arte, sustentabilidade e educação.

Foi concebido como um espaço dedicado à valorização da produção cultural local e também é reconhecido como a maior galeria de arte ao ar livre do Espírito Santo, com um acervo de 32 obras, sendo 22 permanentes e 10 temporárias, incluindo esculturas, instalações e projetos específicos para o lugar.

Com uma área de 93 mil metros quadrados, o parque é gerido pelas Secretarias da Cultura (Secult) e do Governo (SEG), por meio do Instituto ArteCidadania (IAC). Aberto gratuitamente ao público de terça a domingo, promove uma interação única entre arte contemporânea, natureza e atividades educativas.

Conta com patrocínio ouro da EDP e patrocínio prata do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e patrocínio prata da ArcelorMittal.

Serviço:
Inauguração da obra de José Carlos Vilar
Data: 19/05 (segunda-feira)
Horário: 17h
Clique aqui e se inscreva

0
0
Atualizado: 15/05/2025 08:27

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.