geral

Papa Francisco destina 100 mil euros para assistência no Rio Grande do Sul

09 maio 2024 - 09:45

Redação Em Dia ES

Share
Segundo o último boletim da Defesa Civil, divulgado às 9h desta quinta-feira, 107 pessoas morreram e 136 estão desaparecidas
Papa Francisco destina 100 mil euros para assistência no Rio Grande do Sul. Foto: Remo Casilli/Pool Photo via AP

Na manhã desta quinta-feira (9), o Arcebispo de Porto Alegre e Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Jaime Spengler, anunciou que o Papa Francisco destinou um valor, através da Esmolaria Apostólica, para auxiliar os desabrigados das recentes inundações no Rio Grande do Sul. O anúncio foi feito durante uma declaração ao Vatican News.

Segundo Dom Jaime, o valor de aproximadamente 100 mil euros será repassado para o Regional Sul 3 da CNBB, que abrange todo o estado do Rio Grande do Sul, com o intuito de proporcionar assistência onde for necessária.

“Fomos informados através da Nunciatura Apostólica de que o Santo Padre destinou um valor substancial, através da Esmolaria Apostólica, para auxílio dos desabrigados. Este valor foi em torno de 100 mil euros e será repassado para o Regional Sul 3.”

A medida papal vem como resposta à situação de emergência enfrentada pelos moradores do estado, que foram duramente afetados pelas fortes chuvas. No último domingo, durante o Regina Caeli, o Papa Francisco expressou sua solidariedade às vítimas das inundações, oferecendo suas orações e condolências às famílias enlutadas.

Segundo o último boletim da Defesa Civil, divulgado às 9h desta quinta-feira, 107 pessoas morreram e 136 estão desaparecidas. Os temporais atingiram 425 dos 497 municípios gaúchos desde 28 de abril e afetaram mais de 1,4 milhão de pessoas.

Dom Jaime Spengler destacou a situação crítica em Porto Alegre, onde o nível das águas permanece elevado e as inundações persistem. No entanto, ele elogiou a solidariedade demonstrada pelas comunidades e voluntários que têm prestado assistência aos desabrigados, descrevendo o trabalho como “verdadeiramente extraordinário”.

O arcebispo também mencionou a região sul do estado, especialmente as cidades de Pelotas e Rio Grande, próximas à fronteira com o Uruguai, que também estão lidando com as consequências das enchentes. Embora tenham tido algum tempo para se preparar, Dom Jaime enfatizou que a magnitude das chuvas na região contribuirá para o sofrimento da população local.

1
0

Atualizado 09 maio 2024 - 09:56

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.