geral

Painel de receitas facilita acesso a dados sobre arrecadação no Espírito Santo

03 out 2024 - 08:30

Redação Em Dia ES

Share
Novo recurso lançado pela Sefaz e IJSN centraliza informações sobre arrecadação estadual e promove transparência fiscal
Painel de receitas facilita acesso a dados sobre arrecadação no Espírito Santo. Foto: kanchanachitkhamma

A Secretaria da Fazenda do Espírito Santo (Sefaz) e o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) lançaram nesta quarta-feira (02) o Painel Principais Receitas Espírito Santo, uma ferramenta online que reúne dados sobre a arrecadação mensal das principais receitas do estado. O painel permite que a população tenha acesso facilitado e intuitivo às informações fiscais.

Até junho de 2024, o Espírito Santo arrecadou R$ 18,69 bilhões, sendo R$ 10,21 bilhões oriundos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A nova plataforma disponibiliza informações sobre outras fontes de arrecadação, como o Fundo de Participação dos Estados (FPE), o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e o Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF).

De acordo com o secretário de Estado da Fazenda, Benicio Costa, o painel é uma ferramenta que reforça o compromisso com a transparência na gestão pública.

“A transparência nos dados fiscais é essencial para fortalecer a confiança da sociedade e promover a conscientização sobre a importância dos tributos na construção de políticas públicas”, afirmou.

O Painel Principais Receitas também é visto como um avanço no acesso à informação para a sociedade, permitindo uma análise mais rápida e simplificada das receitas estaduais. Pablo Lira, diretor-geral do IJSN, destacou o aspecto intuitivo da plataforma.

“O grande diferencial deste lançamento é a apresentação das informações de forma intuitiva e com transparência. O painel foi realizado de forma conjunta pela equipe técnica do Instituto Jones e pela Secretaria da Fazenda”, explicou.

Além de oferecer uma visão clara sobre o desempenho da arrecadação, o painel será atualizado mensalmente e centraliza dados que já eram divulgados pelo IJSN em formato de planilha. Agora, os usuários podem acessar diretamente gráficos e tabelas atualizadas, o que, segundo as autoridades, fortalece o controle social e estimula a educação fiscal no estado. Para visualizá-lo acesse o link AQUI.

0
0
Atualizado: 03/10/2024 08:53

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.