O delegado aposentado Alcântaro Paulino Campos, de 84 anos, morreu nesta quarta-feira (30) em decorrência de complicações provocadas por um acidente doméstico ocorrido em sua residência, no município de Aracruz, no Norte do Espírito Santo. O acidente, ocorrido na segunda-feira (28), resultou em uma fratura no fêmur, e Campos não resistiu às complicações após passar por dias de internação.
De acordo com a assessoria do deputado estadual Alcântaro Filho (Republicanos), seu pai foi inicialmente encaminhado ao Hospital São Camilo, em Aracruz, mas foi transferido no dia seguinte para o Centro Integrado de Atenção à Saúde (Cias), da Unimed, em Vitória, onde permaneceu em estado grave e precisou ser intubado. Apesar dos esforços médicos, ele não resistiu e veio a falecer na manhã desta quarta-feira.
A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) decretou luto oficial de dois dias em respeito ao falecimento de Campos. O presidente da Ales, Marcelo Santos (União), lamentou a perda nas redes sociais: “É com profundo pesar que lamento o falecimento de Alcântaro Paulino Campos, pai do nosso colega deputado estadual Alcântaro Filho. Decretamos luto oficial de 2 dias no Legislativo em sua homenagem. Nossos sinceros sentimentos e apoio aos familiares e amigos neste momento difícil”, declarou o presidente.
Com uma extensa carreira na Polícia Civil, Alcântaro Campos atuou como delegado em 28 municípios do Espírito Santo, majoritariamente na região Norte. Antes disso, ele iniciou sua trajetória como policial militar e, além das atividades como delegado, foi também diretor da Casa de Detenção de Vila Velha. No ano passado, Campos foi homenageado na Assembleia Legislativa com a Comenda da Ordem do Mérito Domingos Martins, a mais alta honraria concedida pela Casa, em reconhecimento aos anos de serviço público.
O velório foi realizado na manhã desta quinta-feira (31), às 8h, na Igreja Presbiteriana Manancial, em Aracruz. O sepultamento está marcado para esta tarde, às 15h, no Cemitério Jardim da Colina, em Vila Nova, também no município de Aracruz.