geral

Operação “Lei Seca” flagra 128 recusas ao bafômetro e três motoristas embriagados no ES

15 jul 2024 - 16:28

Redação Em Dia ES

Share
Operação, que faz parte do programa “Força pela Vida” do Detran|ES, abordou 898 condutores em 12 pontos de fiscalização e resultou na confecção de 276 autos de infração de trânsit
Operação "Lei Seca" flagra 128 recusas ao bafômetro e três motoristas embriagados no ES. Foto: Divulgação

Durante a Operação Integrada “Lei Seca”, realizada na noite de sábado (13) na Região Metropolitana da Grande Vitória e em diversas cidades do interior do Espírito Santo, 128 condutores se recusaram a realizar o teste do bafômetro, e três motoristas foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool.

A operação, que faz parte do programa “Força pela Vida” do Detran|ES, abordou 898 condutores em 12 pontos de fiscalização e resultou na confecção de 276 autos de infração de trânsito.

Durante as oito horas de operação, foram realizados 898 testes de alcoolemia, com 128 recusas e três casos de embriaguez ao volante confirmados. Além disso, 276 autos de infração foram emitidos por diversas violações da legislação de trânsito, 105 veículos foram removidos e um condutor foi preso em flagrante por violação da suspensão do direito de dirigir, resistência, desobediência, desacato e coação.

Jederson Lobato, gerente de Fiscalização do Detran|ES, enfatizou a importância da operação para a promoção da segurança nas vias.

“Estamos intensificando o programa ‘Força pela Vida’ com a integração dos órgãos envolvidos com o trânsito do Estado. O objetivo é aumentar o nosso alcance de abordagens e mostrar ao cidadão que ainda insiste em descumprir as regras que estamos presentes. Estamos diante de um cenário inaceitável de mortes e vamos ampliar a fiscalização de trânsito com o objetivo principal de inibir as condutas irresponsáveis nas vias e salvar vidas”, declarou Lobato.

Mortes no trânsito
De janeiro a maio deste ano, 388 pessoas perderam a vida em sinistros de trânsito no Espírito Santo, um aumento de 14,8% em relação ao mesmo período de 2023. Em maio, foram registradas 109 mortes, representando um aumento de 88% em comparação com o mesmo mês do ano anterior.

A operação também registrou outras infrações, incluindo 18 casos de condução sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), 11 de condução com CNH suspensa e 14 casos de permitir que pessoa sem CNH conduzisse o veículo.

A operação contou com a participação de agentes estaduais, federais e municipais, integrando equipes do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), Polícia Rodoviária Federal (PRF-ES), Grupamento Tático Operacional (GTO) de Vitória, Guarda Municipal de Vila Velha (GMVV), Guarda Civil Municipal de Viana (GCMV) e Secretaria de Postura e Trânsito (SEPTRAN) de Guarapari. A fiscalização ocorreu em pontos estratégicos em Vitória, Vila Velha, Serra, Guarapari, Viana, Cachoeiro de Itapemirim, Venda Nova do Imigrante, Linhares e São Mateus.

0
0

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.