Começou no Estado do Espírito Santo a emissão da nova Carteira Nacional de Identidade (CNI). Segundo a Superintendência de Polícia Técnico Científica do Estado, inicialmente apenas pessoas previamente selecionadas vão receber o documento.
A ideia é ampliar a emissão da nova carteira de identidade a partir do dia primeiro de fevereiro deste ano. Nesse primeiro momento, terão acesso ao documento as pessoas que solicitarem a primeira via e que não tiveram pendências em cadastros da Receita Federal. Pessoas que quiserem renovar o documento ou aqueles que perderam o RG poderão agendar o atendimento normalmente, porém a emissão será no modelo antigo.
Por enquanto, apenas o público selecionado terá direito à nova carteira de identidade a partir dos dados do CPF. Até agora cada Estado tinha a sua numeração e era possível que uma mesma pessoa tivesse mais de um RG, dependendo do local onde foi emitido.
Inicialmente no Espírito Santo o documento será em papel com o novo layout, mas de acordo com o serviço de identificação da Polícia Civil, até o final de 2024 o estado deve ter a opção do novo RG em policarbonato. As taxas e prazo para emissão de documentos serão mantidos.