Nesta terça-feira (12), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja de perigo para onda de calor para mais de 40 cidades das regiões central, noroeste, sul e litoral-norte do Espírito Santo.
O aviso começa a valer a partir das 12h desta quinta-feira (14) e vai às 19h do próximo domingo (17). O Inmet destaca risco à saúde, já que a temperatura pode chegar 5ºC acima da média por mais de dois dias.
Ainda nesta terça-feira (12), o Climatempo informou que um novo evento de calor intenso atingindo grande parte do país. Este aumento das temperaturas nos próximos dias se deve à atuação de uma área de alta pressão em áreas do centro-sul do Brasil, o que vai deixar o ar mais seco por uma sequência de dias.
Apesar da expectativa de temperaturas bastante elevadas, este evento de calor intenso não deverá ser tão forte quanto os ocorridos nos meses anteriores, mas ainda assim requer muita atenção.
As altas temperaturas são comuns em dezembro, que é um mês dentro do verão meteorológico, mas ondas de calor neste mês costumam ocorrer de forma mais localizada, pois a maior parte do Brasil já tem muita umidade, atenuando extremos de calor.
Ao longo do fim de semana o calor aumenta em algumas regiões. Os termômetros podem marcar de 37°C até 39°C no Espírito Santo. Algumas áreas do ES terão bastante calor, mas nestas áreas o calor extremo ocorrerá de forma mais pontual.
As cidades afetadas são:
Afonso Cláudio
Água Doce do Norte
Águia Branca
Alegre
Alto Rio Novo
Apiacá
Baixo Guandu
Barra de São Francisco
Bom Jesus do Norte
Brejetuba
Cachoeiro de Itapemirim
Castelo
Colatina
Conceição do Castelo
Divino de São Lourenço
Domingos Martins
Dores do Rio Preto
Ecoporanga
Governador Lindenberg
Guaçuí
Ibatiba
Ibitirama
Irupi
Itaguaçu
Itarana
Iúna
Jerônimo Monteiro
Laranja da Terra
Linhares
Mantenópolis
Marilândia
Mimoso do Sul
Muniz Freire
Muqui
Nova Venécia
Pancas
Ponto Belo
Santa Maria de Jetibá
Santa Teresa
São Domingos do Norte
São Gabriel da Palha
São José do Calçado
São Roque do Canaã
Venda Nova do Imigrante
Vila Pavão