Também foram registrados pontos de alagamento e ocorrências de pessoas desalojadas na cidade e em distritos
A prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, na região Sul do Espírito Santo, publicou um alerta para o rápido aumento do nível do rio Itapemirim, por conta das fortes chuvas que atingiram a cidade neste sábado (23).
Às 13h o volume de água estava na marca de 2,70 metros acima do nível normal, o que deixou o município em alerta. Também foram registrados pontos de alagamento e ocorrências de pessoas desalojadas na cidade e em distritos.
No distrito de Pacotuba, 20 famílias tiveram suas casas invadidas pela água e encontram-se em situação de desabrigo. Para acolher essas pessoas, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) deslocou uma equipe ao ginásio do distrito.
“Além disso, o município também acompanha a situação em outras regiões próximas ao rio, como o distrito de Coutinho e pontos do bairro Coronel Borges. A Defesa Civil orienta que a população desses locais fique atenta ao volume do rio, acione o órgão em caso de emergências e busque um local seguro”, informou a prefeitura.
O sistema é da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), que captou informações a partir das Estações Hidrológicas já existentes (sistema elétrico), e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), além das outras três instaladas na bacia do Itapemirim, o que permite monitorar os principais pontos de contribuições do rio.
Por volta das 18h, o prefeito publicou um vídeo nas redes sociais para atualizar as informações sobre o volume do Rio Itapemirim e alertar sobre o nível da água nas próximas horas.
Na gravação, Victor Coelho mostrou os dados e os gráficos das PCH’s para a população ter consciência do volume do rio durante a noite deste sábado.
“Posso mostrar para vocês as PCH’s. Em Muniz Freire desde meia-noite teve seu ápice, está em queda. Da mesma forma em Alegre, teve o seu ápice duas horas da manhã, está em queda. A mesma coisa em São Simão, também de Alegre, teve seu ápice às três horas, está em queda. São Simão, da Jusante, em Alegre, em queda. A Francisco Gross em Santa Fé, Alegre, também em queda”, contou.
“Então, assim, lá no Caparaó a tendência é de baixar esse volume de água. E em Pacotuba, que foi nosso primeiro local atingido, também está abaixando as águas. A partir das 15 horas o nível do rio já começou a baixar. Nossas equipes, inclusive, estão lá fazendo as limpezas das ruas”, disse.
“Mas, em Cachoeiro, vocês podem perceber na vazante de Morro Grande, ainda está subindo. No Barramento, na Ilha da Luz, também subindo. Na Jusante, na Ponte do Arco, também subindo”, comentou.
“Isso significa, pessoal, que as águas de Pacotuba ainda vão chegar aqui [em Cachoeiro de Itapemirim]. Levam cerca de três horas. Eram 15 horas quando terminou o seu ápice, então, por volta de 20h, 20h30, 21h deve chegar no ápice em Cachoeiro também”, explicou.
“A expectativa é que o rio chegue a cerca de 3,90 metros, no máximo 4 metros. Então, isso já atinge algumas ruas da cidade de Cachoeiro. Nós estamos acionando a nossa Guarda Municipal para a questão do trânsito para interromper algumas ruas e vamos cuidar das pessoas que mais precisam nessa hora”, finalizou.