Na última sexta-feira (29), mais de 30 mulheres empreendedoras participaram da Expedição Delas, iniciativa organizada pelo Sebrae/ES, que percorreu os municípios de Santa Teresa e Santa Maria de Jetibá. O grupo, composto por integrantes da recém-lançada Comunidade Sebrae Delas, conheceu de perto histórias de sucesso e superação de empreendedoras locais, em uma ação voltada ao fortalecimento do empreendedorismo feminino.
Primeira parada: Cervejaria Três Santas
A comitiva iniciou o percurso pela Cervejaria Três Santas, em Santa Teresa. Janice Lima, fundadora do empreendimento, compartilhou os desafios enfrentados ao decidir abrir a cervejaria durante a pandemia. “É sempre prazeroso falar do nosso negócio e compartilhar os desafios para ajudar a motivar outras mulheres”, destacou ela. O negócio, que começou com vendas por delivery, expandiu rapidamente após a reabertura ao público e hoje gera cerca de 30 empregos diretos. Este ano, a Três Santas foi eleita a melhor cervejaria do Brasil na categoria de fabricação e venda no local.
Chalés Villa Caravaggio: tecnologia e parcerias
A segunda parada foi nos Chalés Villa Caravaggio, também em Santa Teresa. Sabrina Maia, fundadora do empreendimento junto com o marido, relatou o processo de transição da carreira de bancária para a gestão de um refúgio romântico com 10 chalés e um chalé-bus. Com uma administração automatizada e parcerias locais, Sabrina destacou o papel do Sebrae em ajudar na precificação e monetização do negócio. “As consultorias têm sido fundamentais para nosso crescimento”, afirmou.
Orgânicos Hammer Tesch: premiados pela sustentabilidade
O roteiro foi finalizado em Santa Maria de Jetibá, no empreendimento rural Orgânicos Hammer Tesch, de Selene Hammer Tesch. Vencedora do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024 na categoria Produtora Rural, Selene apresentou às participantes seu modelo de agricultura orgânica focado em chás e temperos naturais, valorizando as tradições locais.
Impactos positivos e perspectivas
A experiência foi celebrada pelas participantes. “Essa expedição está sendo a resposta para as minhas dúvidas e mostra que estou no caminho certo”, afirmou Luziane Machado Rigo, funcionária pública e futura advogada em dedicação exclusiva. Camila Pena, dona de uma agência de marketing digital, destacou a relevância do aprendizado para seu momento atual de expansão.
A gestora do Sebrae Delas, Suzana Fernandes Sanches, ressaltou o objetivo do projeto de promover não apenas capacitação técnica, mas também uma rede de apoio. “Queremos criar um ambiente que fortaleça a autoconfiança e as habilidades socioemocionais das mulheres empreendedoras”, afirmou, sinalizando que a expedição será repetida no próximo ano, em novembro, mês dedicado ao empreendedorismo feminino.
Lançada em outubro, a Comunidade Sebrae Delas já reúne mais de 100 empreendedoras. Interessadas podem se inscrever no site oficial do Sebrae/ES, sendo necessário ter um negócio próprio ou integrar o quadro societário de uma empresa.