A Polícia Rodoviária Federal flagrou motoristas dirigindo a quase 150 km/h na BR 101, nesta sexta-feira (18). Os flagrantes feitos no km 323 da rodovia, em Guarapari, região da Grande Vitória, também foram registrados em outros pontos do Estado.
A PRF informou que o uso de radares ao longo da via foi intensificado para coibir o excesso de velocidade, responsável por boa parte dos acidentes com mortes na BR 101.
Ainda segundo a PRF, foram identificados pontos críticos em que os condutores costumam abusar da velocidade.
Estudos apontam que um incremento de 5% na velocidade média resulta em um aumento de aproximadamente 10% nos acidentes com feridos e de 20% a 30% nas colisões com mortes. Além disso, a transgressão dos limites de velocidade afeta significativamente o tempo de reação e a distância de frenagem dos veículos.
De acordo com as leis de transito no Brasil, a quantidade de pontos na CNH que o condutor perde por excesso de velocidade depende do quanto ultrapassou o limite de velocidade permitido na via:
– Até 20% acima do limite: Infração média, com 4 pontos na CNH
– De 20% a 50% acima do limite: Infração grave, com 5 pontos na CNH
– Mais de 50% acima do limite: Infração gravíssima, com suspensão do direito de dirigir e multa multiplicada por três. desta forma, deverá ser pago o valor de R$ 880,41 (R$ 293,47 x 3).
A suspensão da CNH pode durar de 2 a 8 meses, e pode aumentar para 8 a 18 meses em caso de reincidência no período de um ano.
A multa por excesso de velocidade é cobrada junto ao licenciamento do veículo e é de responsabilidade do proprietário. A pontuação e a suspensão da CNH são de responsabilidade do condutor.
O órgão de trânsito considera uma tolerância de 7 km/h para vias com velocidade máxima de até 100 km/h. Para vias com velocidade máxima acima de 100 km/h, a margem de erro é de 7%.