A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) investiga a morte da criança de 6 anos, em Sooretama, Norte do Estado, sob suspeita de dengue hemorrágica. A morte do menino aconteceu há uma semana, mas a informação foi divulgada nesta sexta-feira (26) pela prefeitura da cidade.
A prefeitura de Sooretama informou que a mãe da criança procurou atendimento para o filho na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Geraldo Inácio dos Santos. A criança apresentava vômito, náuseas e diarreia.
O menino ficou em observação na UPA e chegou a melhorar e foi liberado. Ainda de acordo com a prefeitura, a mãe foi orientada a retornar imediatamente após qualquer observação de mudança de quadro de saúde do filho, o que foi realizado no dia seguinte.
“Ao ser constatado pela equipe que os sintomas alteraram, a criança foi logo atendida no setor de emergência, sendo de imediato transferida para o atendimento de referência em Linhares, onde veio a óbito”, explicou a nota da prefeitura.
Ainda no comunicado, a Prefeitura de Sooretama diz que a equipe da referência informou que a suspeita era dengue hemorrágica e que fariam o exame para confirmar.
“O município ainda não foi notificado oficialmente sobre a confirmação da causa do óbito uma vez que o último atendimento foi realizado pela equipe médica de Linhares”, finaliza a nota.
Morte está sob investigação da Sesa
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou nota em que declara que o óbito ainda está em investigação. “A Sesa ressalta que os municípios possuem cerca de 60 dias para finalizar uma investigação de óbito, de forma a verificar exames e demais variáveis de investigação para confirmação ou descarte de outras doenças”, concluiu.
Prefeitura de Linhares
A Secretaria Municipal de Saúde de Linhares informou que a criança deu entrada na UPA Infantil da cidade por volta das 12h da última sexta-feira (19) em estado gravíssimo. O menino chegou em uma ambulância do município de Sooretama.
“Todo o protocolo necessário de atendimento foi realizado pelos profissionais médicos e de saúde da UPA, inclusive manobras de reanimação. Paralelo a isto, uma vaga na Unidade Pediátrica Avançada (UTI) foi solicitada pelas equipes da UPA na Central de Regulação e aceita em um hospital particular de Linhares”, comunicou a prefeitura.
Ainda segundo a nota, as equipes da UPA também acionaram uma ambulância do Samu com os equipamentos necessários para a remoção de um paciente em estado grave. “Ao ser acomodada na ambulância do Samu, a criança precisou retornar à sala de emergência da UPA Infantil, onde novamente tentativas de reanimação foram realizadas pelas equipes médicas da UPA Infantil e do Samu. Infelizmente, o paciente evoluiu a óbito por volta das 14h”, informou a administração municipal.