Nesta quarta, plenário aceitou embargos infringentes na ação do mensalão.
Dois jovens integrantes do Movimento Novo Brasil chegaram ao Supremo Tribunal Federal nesta quinta-feira (19) dispostos a entregar 37 pizzas ao ministro Ricardo Lewandowski, revisor da ação penal 470, o processo do mensalão. Impedidos de entrar por seguranças, eles jogaram as caixas na entrada da corte, que depois foram recolhidas por seguranças.
O ato de protesto foi motivado pela decisão desta quarta (18) que aceitou os embargos infringentes, tipo de recurso que pode levar a um novo julgamento de 12 réus que receberam ao menos 4 votos favoráveis na condenação pelo crime de formação de quadrilha.
As 37 caixas de pizzas tinham os nomes dos 37 réus julgados, como o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares. A intenção era entregá-las a Lewandowski, revisor do processo do mensalão e que defendeu, durante o julgamento, penas menores aos condenados. Diante da negativa da segurança, distribuíram as pizzas na porta do tribunal.
“O mensalão deu em pizza, então, viemos trazer as pizzas ao ministro Ricardo Lewandowski, que conseguiu o que queria”, disse a psicóloga Ana Carolina, que não quis dizer o sobrenome.
Depois que os dois saíram, a segurança rapidamente carregou a pizza e levou para dentro do tribunal.
Fonte: G1.globo.com