Mais de 50 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino de Cariacica iniciam o ano letivo no próximo dia 6 de fevereiro, em 127 unidades escolares, com uma série de novidades. O primeiro dia marca a entrega de kits escolares, novos uniformes, materiais didáticos e mobiliário renovado. Além disso, 100 salas digitais serão inauguradas em escolas de ensino fundamental, e cinco novas unidades de tempo integral começam a funcionar, ampliando a oferta para 20 escolas desse modelo.
“Estamos preparados para receber nossos alunos com todo o cuidado e inovação necessários para garantir um ensino de qualidade. A entrega dos kits escolares no primeiro dia de aula demonstra nosso compromisso em oferecer ferramentas que contribuam para o aprendizado desde o início do ano letivo”, afirmou a prefeita em exercício, Shymenne de Castro.
Modernização e salas digitais
Entre os destaques deste ano está a implementação de 100 salas digitais em escolas de ensino fundamental. Esses espaços serão equipados com lousas interativas, permitindo que professores utilizem recursos multimídia, como vídeos, imagens e animações, para tornar as aulas mais dinâmicas.
“Essas ações são essenciais para garantir que nossos alunos tenham acesso a um ensino de qualidade, com infraestrutura moderna e recursos adequados para o aprendizado”, destacou a secretária de Educação, Luzian Belisario.
A interatividade promovida pelas lousas digitais também busca atender a diferentes estilos de aprendizado, oferecendo uma experiência mais participativa e eficaz para os estudantes.
Novas escolas de tempo integral
Com a inauguração de cinco novas escolas de tempo integral, o município amplia a oferta para 20 unidades, sendo 17 de ensino fundamental e três CMEIs. As novas escolas são:
– EMEFTI Professora Tânia Pôncio, em Vila Cajueiro
– EMEFTI Almerinda Portela, em Vila Progresso
– EMEFTI Arthur da Costa e Silva, no Bairro Aparecida
– EMEFTI Manoel Paschoal, em Nova Canaã
– EMEFTI Presidente Castelo Branco, em Porto de Santana
A EMEFTI Arthur da Costa e Silva e a EMEFTI Manoel Paschoal oferecerão tanto educação em tempo integral quanto parcial, enquanto as demais atenderão exclusivamente em tempo integral.
Campanha Volta às Aulas
A campanha é baseada na obra de Júlio Verne e literatura Pulp. Jules Gabriel Verne, conhecido nos países de língua portuguesa como Júlio Verne, foi um escritor francês considerado por críticos literários o inventor do gênero de ficção científica. Até hoje, é um dos escritores cuja obra foi mais traduzida em toda a história, com traduções em 148 línguas, segundo estatísticas da UNESCO, tendo escrito mais de 100 livros.
Já o Pulp – considerado semelhante às revistas de emoção que surgiram no Brasil na década de 1930, eram um tipo de entretenimento rápido. Portanto, essas são as inspirações que ajudaram na construção da campanha de divulgação, que poderá ser conferida em sites locais de notícias, em materiais publicitários e redes sociais.