Pelo menos 30 ônibus foram fretados exclusivamente para transportar grupos para o evento.
Segundo a assessoria de imprensa da Viação Águia Branca, 100 ônibus da empresa já foram alugados para fiéis que irão participar da Jornada Mundial da Juventude, sendo que 30 deles saem de Vitória. Além desses, 25 sairão de Salvador e sete de Vitória da Conquista, na Bahia.
Outros 30 veículos foram alugados dentro do Rio de Janeiro a serviço da Jornada Mundial da Juventude, a maioria por igrejas católicas que irão participar do encontro.
Já a Viação Itapemirim informou que o movimento no último final de semana registrou um aumento de 30 ônibus extras, o triplo da demanda normal, em razão da jornada. A previsão para os próximos dias é de, em média, cinco carros extras por dia.
O movimento não é apenas para o Rio de Janeiro, mas também na linha Vitória x São José dos Campos (SP), para passageiros que querem ir à Aparecida. A empresa não fretou ônibus para a jornada, apenas vendeu passagens para os horários normais ou extras.
Fiscalização
A fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi intensificada nas estradas federais que cortam o Estado por conta da Jornada Mundial da Juventude. A operação começou na semana passada e tem como foco a abordagem de ônibus.
No ano de 2012 foram registrados nas estradas capixabas 534 acidentes com ônibus e micro-ônibus. Quatro pessoas morreram. De janeiro a junho de 2013, foram 307 acidentes e uma morte.
Há vários turistas brasileiros e estrangeiros no Espírito Santo e, após o término da Jornada Mundial da Juventude no dia 28 de julho há a expectativa da vinda de um número ainda maior de turistas ao Estado.
A PRF alerta ainda que o policiamento será reforçado para o evento e os ônibus com irregularidades não poderão continuar viagem.
Fonte: www.folhavitoria.com.br