geral

Mãe que deu à luz em meio a batalha contra o câncer morre em Vitória

01 abr 2025 - 16:30

Redação Em Dia ES

Share
Pâmela Souza, que teve o parto antecipado devido ao avanço da doença, faleceu nesta terça-feira (1). O filho, Ravi, segue internado na UTI Neonatal do Hucam
Mãe que deu à luz em meio a batalha contra o câncer morre em Vitória. Foto: Reprodução

Pâmela Souza, de 30 anos, faleceu nesta terça-feira (1°) no Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam-Ufes), em Vitória. Ela travava uma batalha contra um câncer na cabeça há cinco anos e, mesmo com a doença em estágio avançado, decidiu levar adiante a gestação do filho. O parto, ocorrido no dia 6 de fevereiro, foi antecipado para 28 semanas devido ao agravamento do seu estado de saúde. A informação foi confirmada pelo hospital.

O nascimento de Ravi Souza mobilizou uma equipe multidisciplinar do Hucam, composta por obstetra, oncologista, neurologista, enfermeiros, assistentes sociais, neonatologistas, psicóloga, especialista em cuidados paliativos e nutricionistas. O bebê nasceu com 1,2 kg e precisou ser internado na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin), como é comum em casos de prematuridade extrema. O hospital informou que ele segue internado, estável e sem previsão de alta.

O marido de Pâmela, Rilles de Souza, relatou que a esposa já havia passado por sessões de quimioterapia e radioterapia, o que havia mantido o tumor sob controle. No entanto, a gravidez inesperada levou à reativação da doença e restringiu as opções de tratamento. Apesar das circunstâncias, Pâmela optou por seguir com a gestação.

“Nesses 10 anos de casamento, ela sempre quis ser mãe, sempre quis ter um filho. E foi uma gravidez de surpresa. Todos aqui no Hucam nos abraçaram. Fico alegre em saber que Pâmela está feliz por realizar esse sonho. Parei minha vida profissional para cuidar dela, para honrá-la na saúde e na doença. O amor tudo vence”, afirmou Rilles dias após o parto.

O primeiro encontro entre mãe e filho aconteceu seis dias após o nascimento de Ravi. Com a consciência comprometida devido ao tumor, Pâmela conseguiu interagir com o bebê por alguns momentos. O encontro foi registrado em vídeo pela família. “Ela sorriu, pronunciou o nome do filho e agradeceu aos profissionais”, relatou o marido.

O sepultamento de Pâmela está marcado para as 14h desta quarta-feira (2), no Cemitério de Maruípe, em Vitória. Enquanto isso, Rilles de Souza conta com o apoio de amigos e familiares para cuidar do filho.

O Hucam-Ufes é um hospital universitário vinculado à Rede Ebserh, que administra unidades de saúde em parceria com universidades federais para atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), formação de profissionais e desenvolvimento de pesquisas.

0
0
Atualizado: 01/04/2025 16:44

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.