A equipe de reportagem do Portal Linhares Em Dia recebeu reclamações de que a tenda do “Circo Nova Esperança” está abandonada e que o projeto que era realizado no local foi interrompido há vários meses.
A tenda do circo está localizada na estrada que dá acesso a sede do projeto Meninos da Terra, localizado no bairro Nova Esperança. Segundo alguns moradores, o local está completamente abandonado e tem sido ocupado por usuários de drogas no período da noite.
Nossa equipe foi ao local e constatou sinais de abandono e sujeira. Uma parte da lona está com um buraco.
De acordo com a diretora do Projeto Meninos da Terra, Elisabeth Avila Ilha, o projeto será retomado. “A administração atual pretende continuar com o projeto do Circo Nova Esperança. Eu comuniquei as secretarias responsáveis inclusive conversei com a secretária de Ação Social, e a prefeitura está se mobilizando para providenciar o mais rápido possível a retomada do projeto. O governo municipal tem interesse em manter o projeto afinal foi dinheiro público investido, mas a previsão de acordo com informações que eu recebi e que o circo será instalado em outro local”, explicou Elisabeth.
Elisabeth disse ainda não ter conhecimento de que o local está sendo usado para outras finalidades.
No bairro, os moradores disseram que o projeto mobilizava as crianças da região, mas foi interrompido há vários meses. O comerciante Alzemir Ferreira falou que via as crianças indo ao circo. “Eu tenho pouco conhecimento do projeto, mas me lembro de que as crianças e adolescentes estavam bastante empolgadas para participar das atividades que eram realizadas no circo. Eu via as crianças passando e comentando do projeto, mas desde o início do ano ninguém falou mais nada”, afirmou.
Na tarde desta terça-feira (24) nossa equipe entrou em contato com a Secretária Municipal de Ação Social, Luzia Alvarenga, mas não foi possível conversar com ela, pois estava em uma reunião.
Sobre o projeto
O projeto foi lançado em maio de 2012 por meio das Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult). No local eram atendidas aproximadamente 840 crianças e adolescentes da região.
No espaço eram realizadas várias oficinas de arte circense como: percussão, clownismo (palhaço), cama elástica, dança de rua, entre outras.
Redação Linhares Em Dia
{jathumbnail off}