geral

Linhares: prefeitura recusa curso de graduação da Ufes

23 jul 2013 - 17:01

Redação Em Dia ES

Share

A Prefeitura de Linhares recusou uma oferta da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) de disponibilizar no município a oferta do Curso de Licenciatura em Pedagogia. A graduação seria oferecida gratuitamente e os alunos estudariam na modalidade aberta e a distância.

Ao todo, foram disponibilizadas 25 vagas ao município de Linhares e a seleção de inscritos seria realizada por meio de vestibular simplificado, organizado pela UFES. O Curso possui aprovação do Ministério da Educação (MEC) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Tanto os professores quanto o material didático seriam custeados com verbas já previstas para a execução do programa. A Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Linhares seria o Polo de apoio presencial para os estudantes.

A Prefeitura de Linhares foi a única no Estado a formalizar a desistência dentre os 24 municípios que vão oferecer o curso nos próximos meses.

O Diretor Pedagógico do Núcleo de Educação Aberta e a Distância da UFES (ne@ad) e Coordenador do Curso, Professor Júlio Francelino Ferreira Filho, comentou o caso. “Lamentamos a desistência, pois a população deixará de cursar uma graduação, referendada pelo Capes e aprovada pelo MEC, totalmente gratuita”, explicou.

Nossa equipe de reportagem teve acesso ao ofício de número 314/2013 que a Prefeitura Municipal de Linhares enviou ao Diretor Pedagógico do Núcleo de Educação Aberta e a Distância da UFES. O documento tem data de 10 de junho e foi assinado pelo Prefeito Jair Correa. “Não obstante a importância do Curso de Pedagogia-EAD-UFES, formalizamos a desistência de sua oferta no Polo-UAB Linhares, para o ano de 2013, visto que o referido curso já é ofertado, na modalidade presencial, por duas Instituições de Ensino Superior em nosso município: A Faculdade Pitágoras e, gratuitamente, pela Fundação Faculdades Integradas de Ensino Superior do Município de Linhares – FACELI”, diz o ofício.

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Linhares informou por meio de nota que “a Faceli já oferece o curso de Pedagogia, em que nem todas as vagas foram preenchidas. Além dela, atualmente, três faculdades particulares do município também oferecem o mesmo curso com aulas presenciais e à distância. O curso de Pedagogia oferecido em questão não foi recusado, mas sim, adiado. A Prefeitura informa ainda que está em negociação para trazer para Linhares o Mestrado em Educação gratuito, fruto de uma parceria da Faceli/UAB”.

Formação de professores

Em Linhares, mais de 300 professores já se formaram, em anos anteriores, no Curso de Pedagogia EAD. Em três turmas, mais de 350 alunos foram formados efetivamente. O Projeto foi realizado pela UFES em parceria com os municípios e com o governo do Estado do Espírito Santo.

Universidade Aberta do Brasil

A Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferecem cursos de nível superior para camadas da população, que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal brasileiros.

Redação Portal Ouro Negro

0
0
Atualizado: 23/07/2013 17:01

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.