A cidade de Linhares começou a implementar semáforos sonoros para facilitar a travessia de pedestres com deficiência visual. Segundo o Departamento Municipal de Trânsito (Detro) a instalação das botoeiras eletrônicas sonorizadas foi iniciada há 15 dias e ainda está em fase de testes.
Seguindo a resolução nº 704 de 2017 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), o Detro instalou botoeiras que possuem acionamento com um toque.
A partir do botão pressionado, depois de alguns segundos, o sinal é fechado para os carros e aberto para o pedestre e um sinal sonoro é emitido que avisa o início e o término do período da travessia.
Até o momento, o sistema foi instalado em quatro cruzamentos no centro da cidade. São elas:
. Rua Nogueira da Gama com Avenida Getúlio Vargas (Tobogã);
. Rua João Felipe Calmon com Avenida Augusto Pestana (Igreja Matriz);
. Rua João Felipe Calmon com Avenida Rufino de Carvalho (IDAF);
. Rua Capitão José Maria com Avenida Augusto Calmon (Mercado Municipal).
De acordo com o diretor de Trânsito da Prefeitura de Linhares, Douglas Simplício, o objetivo da implantação das botoeiras é que a tecnologia permita autonomia aos deficientes visuais que podem transitar com mais segurança sem depender de ajuda.
“A nova tecnologia, portanto, possibilita mais acessibilidade aos pedestres, especialmente às pessoas com deficiência visual que conseguem, através do som que é constantemente emitido pelo equipamento, chegar até o semáforo com mais autonomia, além de realizar a travessia com mais segurança”, disse.