No último sábado (3), o Instituto de Medicina e Saúde Coletiva (IMECS) realizou sua primeira clínica solidária em Linhares. A população do Interlagos II, que foi previamente cadastrada, recebeu desde atendimento ortopédico a até exames neurológicos. (Confira galeria de imagens no final da matéria).
Participaram da ação 41 acadêmicos de medicina, 21 acadêmicos de enfermagem, 33 médicos de 14 especialidades e 87 voluntários. Os laboratórios, consultórios e farmácias foram montados nas dependências da escola municipal Professora Maria da Penha Pazito Ventura, no bairro Interlagos II. Durante todo o dia, foram atendidas cerca de 900 pessoas, totalizando aproximadamente 1.100 atendimentos médicos (considerando que houve pessoas que passaram por mais de um atendimento).
Os trabalhos começaram às 9h da manhã, após a benção do Bispo Diocesano Dom Décio Sossai Zandonade, que estava acompanhado dos padres Maurício Fornaciari e Paulo Barbosa.
Além dos atendimentos médicos, foram realizadas várias outras atividades como pintura facial em crianças, distribuição de pipoca e algodão doce, apresentação da equipe de Ginástica Rítmica do Programa Mais Educação da escola Professora Maria da Penha Pazito e apresentação da Orquestra Sonare sob a regência de Douglas Cunha.
“Agradecemos a todos os voluntários que doaram seu trabalho de coração, à diretora e professoras da escola Maria da Penha Pazito, à Prefeitura de Linhares e a todos os envolvidos”, disse o presidente do IMECS, Dr. Wilter Maia.
O gastroenterologista, cirurgião e integrante do IMECS, Dr. Octacilio Felicio vê o evento como importante não só para quem recebe atendimento. “Estamos atendendo a uma demanda de uma sociedade carente que necessita de um apoio na área de saúde e tem extrema dificuldade para consegui-lo. É importante para nós médicos, pois traz a oportunidade de conhecer melhor essa realidade. É importante para os apoiadores, pois muitos jamais imaginaram encontrar o que encontraram aqui, as dificuldades, carências e toda a problemática de uma sociedade em risco social. Também é importante para os acadêmicos, que são pessoas que estão sendo formadas. Essas pessoas são o futuro da nossa saúde e hoje eles aprenderam um pouquinho mais, não só como futuros médicos ou enfermeiros, mas como futuros agentes sociais”, afirmou.
Dr. Octacilio também destacou o fato de que 1/3 das pessoas cadastradas para atendimento sequer tinham o cartão do SUS. “Elas não existiam para o Sistema Único de Saúde”.
A neurologista e também componente do instituto, Dra. Soo Yang Lee, demonstrou satisfação com o trabalho realizado. “Nós do IMECS estamos muito satisfeitos com o resultado. Tivemos o apoio maciço da sociedade, dos políticos, da prefeitura, dos acadêmicos e das faculdades de medicina de Vitória. Creio que o objetivo foi atingido, que é sensibilizar a população e a sociedade em todas as classes, por que saúde é o fator mais importante, junto com a educação, para o desenvolvimento de qualquer país”, pontuou.
A moradora Juraci Francisco Lima, de 63 anos, é hipertensa e teve a oportunidade de ser examinada por um cardiologista pela primeira vez. “Não tenho nem palavras para falar de como fui bem atendida”, afirmou.
Agora, toda a informação colhida durante a clínica segue para avaliação da equipe de médicos do IMECS. Em breve o instituto divulgará quantos e quais foram os exames mais solicitados, quantas cirurgias foram requeridas e quais as especialidades mais procuradas.
Estiveram presentes na ação a diretora da escola municipal Professora Maria da Penha Pazito Ventura, Poliana Lorena; o Vice Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Estadual Luiz Durão; o Prefeito de Linhares, Nozinho Correa; o Presidente da Câmara Municipal de Linhares, vereador Miltinho Colega; os vereadores Tarcísio Silva, Dr. Cardia, Joel Celestrini e Estefano Silote; representante da Secretaria de Saúde de Linhares, Tadeu Sartorio; o sub Secretário de Assistência Social, Romeu Rocha; o secretário de desenvolvimento, Rodrigo Paneto; o secretário de Meio Ambiente, Walter Maia; o Tenente Instrutor do Tiro de Guerra, Norberto K. Stalter; e o diretor do Projeto Criar, Antonio Ruy (Tunico) e sua esposa Marlene Matos Ruy.
A primeira Clínica de Saúde Solidária do IMECS teve a parceria das empresas Manabi, Pfzer, MSD, Biolab, Rede Gazeta e Portal Linhares Em Dia. Laboratório Flor de Lis, Multiscan, Laboratório Centrolab, Bio Scan, Vitali, Farmácia Santa Lúcia, Drogaria Girassol, Sistema FINDES, Brapex, Oftalmocenter, Leão Alimentos e Bebidas, Cantinho da Roça, Água Ingá, UNIVIX, EMESCAM, UVV, UFES, Hiper Só Colchões, Panificadora Celestrine, Nuclear, Laboratório Pasteur, Viação Joana D´Arc, Auto Escola rio Doce, CML, Secretária de Saúde do Estado e Prefeitura Municipal de Linhares também apoiaram a ação.
Redação Linhares Em Dia
{jathumbnail off}