Pessoas com deficiência, que estavam inscritas na IX Conferência Municipal de Assistência Social, ficaram impossibilitadas de participar do evento em função de falta de acessibilidade no local. A conferência foi realizada na última quinta-feira (8) pela Prefeitura de Linhares na Universidade Aberta do Brasil (UAB), no bairro Novo Horizonte.
O auditório da UAB fica localizado no segundo andar do prédio e o elevador que possibilitaria o acesso das pessoas com deficiência estava quebrado. Participantes da conferência relataram a nossa reportagem que foi desagradável presenciar a situação e que o elevador estava quebrado há meses.
O presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Linhares (Adefil), José Geraldo Giovani, lamentou o ocorrido. “Foi um caso triste, sempre participamos de todas as edições desse congresso, mas dessa vez fomos impedidos por falta de acessibilidade. Quando chegamos ao local, alguns quiseram nos carregar no colo até o auditório, mas como forma de protesto não aceitamos essa condição. Deficiente não é só aquele que precisa de cadeira de rodas, precisamos construir uma cidade para todos”, explicou.
Giovani disse ainda que as pessoas com deficiência, que estavam inscritas no congresso, receberam formalmente um pedido de desculpas por parte da Prefeitura de Linhares.
Procurada por nossa reportagem, a assessoria de comunicação da Prefeitura de Linhares informou que “o evento foi realizado no auditório da UAB, da mesma forma como aconteceu nos anos anteriores. Contudo, o elevador de acesso de portadores de necessidades especiais apresentou problemas dois dias antes do evento ser realizado. O pedido de reparo foi solicitado, mas por estar em cima da hora não foi possível fazer o conserto a tempo e nem mudar o local do evento. Mas todas as alternativas de acesso foram colocadas à disposição dos participantes, mas nem todos, incluindo o presidente da Adefil, aceitaram ajuda”.
A prefeitura informou ainda que o “reparo (do elevador) já foi solicitado, mas para evitar imprevistos, o próximo evento, marcado para a próxima segunda-feira, dia 19, será realizado no auditório do Centro Cultural Nice Avanza, na Praça 22 de Agosto”.
Certificado sem nome
Linhares Em Dia teve acesso a um dos certificados entregues ao final da IX Conferência Municipal de Assistência Social (veja na galeria no início da matéria). Um participante recebeu seu certificado assinado pelas autoridades, mas seu nome não constava no documento. Ele alegou que dessa forma se poderia colocar o nome de qualquer pessoa mesmo que não tivesse participado da conferência.
Por meio de nota a Prefeitura informou que “não houve qualquer problema na emissão dos documentos. Os certificados foram emitidos com espaço para a inclusão do nome do participante. Todos os nomes foram preenchidos na ora e anotados em um livro de registro do Conselho Municipal de Assistência Social. Dessa forma, toda instituição poderá homologar junto ao conselho a veracidade do convite e a real presença do participante na Conferência”.
IX Conferência de Assistência Social
Segundo informações da Prefeitura, a IX Conferência Municipal de Assistência Social reuniu mais de 300 participantes. Durante o encontro, ficou definida a criação de equipes gestoras por níveis de complexidade para conduzir o planejamento, execução, avaliação e monitoramento dos serviços, programas, projetos e benefícios. O objetivo é garantir a qualidade, efetividade e ordenamento destes, conforme posto na Política Nacional de Assistência Social.
Redação Linhares Em Dia