geral

Linhares desenvolve ações de combate à clandestinidade de produtos de origem animal

20 jul 2021 - 09:20

Redação Em Dia ES

Share
A coordenadora do S.I.M, pontuou que uma das ações do plano de trabalho do Susaf/ES é o combate à clandestinidade e comercialização de produtos de forma irregular
O alinhamento de ações de combate ao comércio clandestino de produtos de origem animal em Linhares foi tema de reunião realizada na sexta-feira (16/7), na Secretaria de Agricultura. O encontro contou com a participação de representantes de diversos setores do poder público municipal e do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf).

A coordenadora do Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M), Luiza V. Forzza Miguel, pontuou que uma das ações do plano de trabalho do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf/ES) é o combate à clandestinidade e comercialização de produtos de forma irregular, além da conscientização dos proprietários das agroindústrias que ainda não estão regularizadas.

“O objetivo do plano de ação é conscientizar a população sobre a importância do consumo de alimentos inspecionados, prezando a qualidade higiênico-sanitária. Além disso, buscamos incentivar a regularização dos estabelecimentos de produtos de origem animal e os comércios varejistas e de serviços de alimentação que ainda utilizam produtos de origem animal nos alimentos fornecidos ao consumidor”, pontuou a médica veterinária, Marcela Proença Durão.

Dentre as ações previstas no plano está o desenvolvimento de ações educativas e orientadoras para a população; Ações fiscalizatórias de estabelecimentos irregulares e atendimento a denúncias; Ações educativas e orientadoras nas escolas municipais; Além da organização de um grupo de trabalho formado pelo poder público, órgãos e entidades ligadas ao tema.

O secretário municipal de Agricultura de Linhares, Franco Fiorot, destacou que a clandestinidade é um desafio no âmbito nacional, em vários aspectos, e quando se fala em setor alimentício é um desafio ainda maior.

“Nos últimos quatro anos conseguimos dar passos importantes e, de forma integrada com nossos parceiros, avançamos de um para 10 o número de empreendimentos registrados no S.I.M, a partir da revisão de todas as leis de taxas, reforço dos trabalhos de orientação das equipes, e dois desses estabelecimentos, inclusive, já receberam o certificado de inclusão Susaf/ES. Com esse plano vamos dar novos rumos para segurança de alimentos fornecidos ao consumidor, de forma mais efetiva”, disse o secretário.

A reunião contou com a presença do secretário Municipal de Segurança Pública, Cel. Jones da Silva de Freitas Mattos; representantes da Guarda Municipal; do Serviço de Inspeção Municipal; Vigilância Sanitária; Departamento de Fiscalização e Posturas; Secretaria Municipal de Educação; e do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf).
0
0
Atualizado: 20/07/2021 09:20

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.