Com isso, estudantes do ensino médio da rede pública e alunos de ensino superior e técnico ganharam mais uma chance para disputar uma das três mil vagas oferecidas pelo “Jovens Valores”.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site do programa – www.jovensvalores.es.gov.br. As oportunidades são para todas as secretarias e órgãos do Poder Executivo Estadual, seja na Grande Vitória ou no interior do Estado. Os candidatos credenciados serão convocados a partir de novembro e durante todo o ano de 2013.
O edital do Programa foi publicado pela Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger) no Diário Oficial do dia 02 de outubro.
A partir de novembro, serão encerrados os contratos de alguns estudantes e a estimativa é que aproximadamente 375 vagas sejam abertas e ocupadas pelos novos candidatos. Vale ressaltar que os estudantes não selecionados que se cadastraram em anos anteriores devem se inscrever novamente pelo site.
A jornada de estágio no Governo é de 20 horas semanais, sendo quatro horas diárias, com bolsa de R$ 483,88 e vale-transporte. O estudante deve manter frequência mínima às aulas e ter aprovação nas disciplinas escolares.
Quem pode participar?
Ensino Médio
Estudantes da rede pública estadual. A seleção é realizada a partir da avaliação do perfil socioeconômico do estudante (renda familiar per capita e a participação em programas sociais, como Bolsa Família e ProJovem).
Ensino Superior e Técnico
Estudantes matriculados em instituição de ensino técnico ou superior. A seleção é realizada pela avaliação de perfil socioeconômico, participação nos Programas Nossa Bolsa, Bolsa Família, ProJovem e Prouni e o ingresso na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) por meio de cotas.
Jovens Valores
O programa de estágio do Governo do Espírito Santo, Jovens Valores, foi criado em julho de 2009 pela Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger). Atualmente, três mil jovens atuam nas secretarias e órgãos do Poder Executivo Estadual, da Grande Vitória e interior do Estado. O grande diferencial do programa está no processo de seleção dos estudantes, que utiliza dois critérios: o mérito e, principalmente, os aspectos sociais.
O objetivo do Programa é proporcionar oportunidade de aprendizagem profissional e introdução ao mercado de trabalho para estudantes em situação de vulnerabilidade social.
Redação Portal Ouro Negro