Neste fim de semana (14 e 15 de setembro), 74 jovens de 18 a 29 anos participaram da MiniCOP, evento realizado no Palácio Anchieta, em Vitória.
A simulação de uma Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas resultou na escolha de duas jovens capixabas que irão compor a comitiva do Espírito Santo na COP29, em novembro, em Baku, no Azerbaijão.
A MiniCOP teve como foco a formação de futuros líderes preocupados com a crise climática global.
A MiniCOP foi organizada pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), em parceria com diversas instituições, oferecendo uma imersão nas complexas discussões ambientais.
Os participantes, representando diferentes países, negociaram e aprovaram um acordo multilateral para estabilizar o aquecimento global. Segundo Felipe Rigoni, secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, a simulação permitiu que os jovens desenvolvessem habilidades como negociação, argumentação e trabalho em equipe, essenciais para enfrentar os desafios climáticos.“Estimular novas lideranças com preocupações reais sobre o tema é um dos objetivos da MiniCOP”, afirmou.
A dinâmica das negociações seguiu o modelo de reuniões oficiais da ONU, incluindo discussões sem moderação, onde os jovens puderam debater livremente as questões ambientais.
O acordo final foi aprovado por consenso, após intensas negociações. A mesa diretora, composta por Rigoni e outros convidados, destacou o alto nível de comprometimento dos participantes durante o evento.
No encerramento, no domingo (15), foram anunciadas as vencedoras da seleção para integrar a comitiva oficial da COP29: Brenda Hülle Lübe de Amorim Coelho, que representou a Turquia, e Lívia Nicolov Amaral, representando a Finlândia.
A escolha foi baseada em critérios como liderança, oratória e contribuição para o acordo final. As despesas de ambas as jovens serão custeadas por empresas apoiadoras, como Vale, ArcelorMittal e Suzano.
Além das duas selecionadas, outros oito jovens receberam menções honrosas pela performance no evento, incluindo participantes que representaram delegações do Japão e da Turquia, reconhecidos pelo trabalho em equipe.
“A Brenda e a Lívia se destacaram e vão enriquecer os debates em Baku”, afirmou o governador Renato Casagrande, que participou dos dois dias de evento. Para ele, o sucesso da MiniCOP mostra o interesse da juventude capixaba em buscar soluções para a crise climática, um dos maiores desafios globais da atualidade.