Jovens dos Centros de Referência das Juventudes (CRJs) de Cachoeiro de Itapemirim, Aracruz, Linhares, Vitória, Cariacica, Colatina e Vila Velha estão participando do primeiro ciclo de cursos do EmpregaJUV, programa de qualificação profissional.
Ao todo, são 1.120 vagas distribuídas em 56 turmas ao longo de dois anos de execução. Neste mês de setembro, novas turmas devem ser abertas, ampliando as oportunidades para os jovens capixabas.
O EmpregaJUV, que tem como objetivo promover a empregabilidade juvenil, é uma ação conjunta entre a Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), o Senac, o Sesc e a Fecomércio-ES. A iniciativa oferece cursos gratuitos como Operador de Computador, Programador Web, Barbeiro, Assistente Administrativo, entre outros.
As aulas acontecem tanto nas unidades do Senac quanto nos próprios CRJs, proporcionando uma formação prática e teórica, com direito a certificação ao final dos cursos.
“A qualificação profissional dos jovens é o principal foco do EmpregaJUV, e, para isso, contamos com a experiência e técnica do Senac e o apoio da Fecomércio na inserção no mercado de trabalho”, afirma a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.
A escolha dos cursos foi feita a partir de diálogos com as juventudes atendidas nos CRJs, para garantir que as ofertas atendam às demandas locais. O programa é voltado para jovens entre 15 e 29 anos, e as inscrições podem ser realizadas diretamente nos 14 CRJs do Estado.
Os CRJs, além de promoverem a qualificação, têm como missão fomentar o protagonismo juvenil e a autonomia, contando com equipes multidisciplinares para atender as necessidades dos jovens.
Essas unidades estão presentes em dez municípios do Espírito Santo e integram o Programa Estado Presente em Defesa da Vida, que busca prevenir a violência com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).