economia

Jaguaré investe no agroturismo e formalização de produtores para impulsionar economia

04 abr 2025 - 18:30

Redação Em Dia ES

por Julieverson Figueredo

Share
Prefeitura e secretarias municipais articulam parcerias, eventos e capacitações para formalizar a produção e atrair turistas ao município do norte capixaba
Jaguaré aposta no agroturismo e na valorização de produtos agroartesanais para impulsionar desenvolvimento local. Foto: Reprodução

Jaguaré, no norte do Espírito Santo, tem focado na formalização de produtores agroartesanais e no desenvolvimento do agroturismo como estratégias para expandir mercados e atrair visitantes. Por meio de políticas públicas, parcerias institucionais e eventos, a gestão municipal busca fomentar o empreendedorismo, especialmente entre pequenos produtores, e posicionar o município como um destino de agroturismo no estado. A estratégia inclui capacitação, infraestrutura e promoção de rotas turísticas, conforme detalharam o prefeito Marcos Guerra e secretários ao Em Dia ES.

O prefeito destaca que a primeira etapa do trabalho tem sido desenvolver a consciência da população sobre o potencial turístico do município. “É preciso acreditar que Jaguaré também pode ser um lugar turístico, que vale a pena investir em turismo. Isso começa com o gestor acreditando e estimulando o empreendedor a investir na estrutura para receber visitantes”, afirmou.

Segundo ele, o município já possui atrativos como a agricultura forte — com destaque para o café, a pimenta e o mamão —, além da proximidade com o litoral. “Criamos condições de trafegabilidade, saúde, segurança, hotéis e restaurantes para atrair turistas. A ideia é estruturar uma rota turística, com pacotes para permanência de dois a sete dias em Jaguaré”, disse.

Para além da estrutura, a administração tem voltado esforços à formalização dos pequenos produtores. “Temos aqui um queijo já registrado com o Selo de Inspeção Municipal (SIM). Com parcerias, como com o consórcio ProdNorte, conseguimos ampliar a comercialização e capacitar esses empreendedores. O município precisa criar essas condições”, explicou Guerra.

Prefeito destaca que a primeira etapa do trabalho tem sido desenvolver a consciência da população sobre o potencial turístico do município. Foto: Junior Bergamaschi / Em Dia ES

Entre as ações, está a Feira de Negócios, marcada para iniciar nesta sexta-feira (4) e seguir até domingo (6), com 45 expositores locais. “É um momento para incentivar os produtores a rotular seus produtos, buscar qualidade e se preparar para o mercado”, destacou.

O secretário municipal de Agricultura, Jordano Sossai Grobério, também atua no apoio direto à obtenção do Selo SIM. “O selo permite que os produtores comercializem seus produtos agroindustriais dentro dos 12 municípios do ProdNorte. Após a conquista do Selo SIM, o empreendedor passa a acessar novos mercados, saindo da informalidade e ingressando na formalidade. Esse é o próximo passo para alcançar ainda mais oportunidades de comercialização”, explicou.

A secretária municipal de Turismo, Vera Backer, ressaltou que o município, historicamente agrícola, começou a investir no agroturismo a partir do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo, elaborado em 2023 em parceria com o Sebrae. “Identificamos potencial no turismo rural, de experiência e sustentável. O desafio maior foi, e ainda é, despertar nos jaguarenses um olhar positivo para o empreendedorismo turístico”, disse.

Segundo ela, o primeiro Concurso de Qualidade do Café Conilon de Jaguaré, realizado em 2022, foi um marco importante, pois “foi quando surgiu o primeiro café conilon devidamente processado, empacotado e rotulado. Até 2022, Jaguaré tinha apenas duas marcas registradas. Hoje são 17 marcas e 44 produtos agroartesanais rotulados e comercializados, com muitos empreendedores em processo de regularização — a maioria, mulheres”, afirmou.

Backer também destacou os resultados recentes. “No último concurso, em 2024, dos 13 cafés finalistas, oito obtiveram nota acima de 80, classificação de café especial”, pontuou.

A exposição frequente dos produtos em reuniões, oficinas e eventos tem incentivado novos empreendimentos. Entre os eventos promovidos ou apoiados pela prefeitura, estão:
– AgroDelas Jaguaré (três edições);
– Feiras da Aderes em 2023, 2024 e 2025;
– Feira da ACAU em Linhares (2024);
– Feira dos Municípios Capixabas (2023 e 2024);
– Eventos do Sebrae em São Mateus e Vitória;
– Consultorias do programa ALI Rural;
– Parcerias com o Senar e o Incaper para oficinas e cursos;
– Festa do Produtor Rural;
– Festa da Agricultura Familiar;
– Semana Cultural Italiana;
– Sexta Cultural;
– Eventos no Estádio Conilon;
– Incentivo à participação de mulheres no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios — com destaque para uma jaguarense classificada em segundo lugar no estado.

As próximas ações planejadas incluem:
– Realização do Seminário de Turismo no final de abril;
– Novas oficinas com Sebrae, Senar, Incaper e Setur;
– Lançamento da primeira rota oficial de turismo em Jaguaré;
– Divulgação da página trilingue “Descubra Jaguaré”;
– Intensificação das ações de marketing turístico;
– Participação na IGR do Verde e das Águas, consórcio que reúne sete municípios do norte capixaba;
– Realização da FIC — Feira Internacional do Café, programada para os dias 25 a 28 de setembro.

“O objetivo é despertar o empreendedorismo no município com foco no desenvolvimento do agroturismo, turismo de negócios, religioso e sustentável, gerando bem-estar e renda, e preparando Jaguaré para as mudanças na legislação tributária previstas entre 2026 e 2033”, afirmou a secretária Vera Backer.

O prefeito Marcos Guerra conclui destacando o papel da gestão pública nesse processo. “Precisamos mostrar o caminho e dar condições para que as pessoas caminhem sozinhas. Isso se dá com capacitação, incentivo e estrutura. A ideia é que, no futuro, possamos ver produtos de Jaguaré sendo reconhecidos em outros lugares e dizer que contribuímos com isso”, disse.

1
0
Atualizado: 04/04/2025 18:43

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.