A Prefeitura de Jaguaré, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, promoveu nesta quinta-feira, 13, a 1ª Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente. Sob o tema “Emergência Climática, o Desafio da Transformação Ecológica”, o evento, realizado no auditório do Creas, no Bairro Novo Horizonte, reuniu autoridades, estudantes, sociedade civil organizada e ambientalistas de Jaguaré e de Alto Rio Novo.
O objetivo foi possibilitar a participação da população na apresentação de propostas, além de debater iniciativas e ações de melhorias ambientais para os municípios. Participaram do seminário, as secretárias de Meio Ambiente Yara Ferraço, e de Turismo, Vera Backer, além do presidente da Câmara de Vereadores, João Vanes. A Secretaria Estadual de Meio Ambiente – Seama esteve representada por Ster Sabino.
Autoridades de Alto Rio Novo participaram, entre elas a vice-prefeita Daniely Borchardt, o presidente da Câmara municipal, Sérgio Paulo Oliveira, o secretário de Meio Ambiente, Gessean Dias Ribeiro e outros vereadores, além dos secretários de Educação Verônica Monteiro e de Cultura, Maria Aparecida. A cerimônia contou com a participação de 130 pessoas, além de representantes da sociedade civil, estudantes, servidores públicos e comunidades tracionais quilombolas.
União de esforços ambientais
A secretária Yara Ferraço ressaltou o compromisso do poder público em fortalecer as políticas ambientais do município e reforçou a aliança entre os dois municípios. “A crise climática é uma realidade. A cada ano a sensação de calor aumenta consideravelmente. Dessa forma, Jaguaré e Alto Rio Novo uniram esforços na apresentação de ideias para garantir políticas públicas que possibilitem um futuro mais sustentável para nossa cidade e para o nosso planeta”, afirmou Yara.
Ação ambiental
A conferência está sendo realizada em todo Estado com o objetivo de eleger delegados para etapa estadual, a fim de representar seus municípios apresentando ideias para solucionar problemas existentes e problemas futuros no planeta Terra. A primeira dama, Vera Backer, em nome do prefeito Marcos Guerra, realizou uma ação simbólica com o plantio de duas árvores, para firmar o compromisso dos dois municípios no desenvolvimento de atividades de conscientização para diminuir os impactos ambientais.
Apoiadores
A conferência contou com apoiadores, como os representantes da Reserva Biológica de Sooretama – Rebio e o Instituto Capixaba de Assistência Técnica e Extensão Rural – INCAPER. A participação dessas instituições fortificou ainda mais o objetivo da realização do evento. Coordenador da Defesa Civil de Jaguaré, Sérgio Rubens Farias, destacou importantes pontos para que sociedade possa contribuir de forma significativa.
“É importante que o ser humano tenha consciência que nosso planeta está passando por transformações severas e que na maioria das vezes o homem é o principal culpado. Simples atitudes como não descartar entulhos e lixos domésticos em qualquer local já resolve boa parte dos problemas com alagamentos, que em nosso País é comum em qualquer época de chuva, evitando que milhares de pessoas fiquem desabrigadas ou até mesmo percam suas vidas”, ressaltou o coordenador.
Essa foi a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, e 1ª Etapa Intermunicipal entre os dois municípios. Foram debatidos cinco eixos temáticos, além de terem sido eleitos delegados que vão representar o município na etapa estadual.