polícia

Incêndio atinge hipermercado em Linhares

09 mar 2013 - 14:16

Redação Em Dia ES

Share

sem Titulo

VEJA A COBERTURA

Domingo, 8h – Corpo de Bombeiros virou a noite trabalhando no hipermercado. Não há mais fogo aparente, mas a temperatura é alta e, para evitar que o incêndio volte, os soldados trabalham no rescaldo da estrutura.

19h37 – Últimos focos de incêndio estão sendo combatidos.

19h – O fogo ainda não foi completamente extinto dentro do hipermercado.

16h51 – O Corpo de Bombeiros informou que um soldado da corporação se feriu durante o trabalho de contenção do fogo, mas não foi nada grave. O bombeiro ferido está em observação.

15h53 – Ainda não há informações oficiais sobre os danos causados às casas que ficam anexas à estrutura do hipermercado.

15h14 – Segundo informações do Corpo de Bomberos, o incêndio está sob controle, mas as chamas ainda não foram completamente apagadas. Bombeiros farão uma análise do interior do supermercado usando equipamento de proteção respiratório. O incendio só atingiu a parte superior da estrutura, onde fica o depósito. Ao que parece, não será mais necessário quebrar a parede do hipermercado.

15h02 – Rua Guaçuí é interditada. Nela está posicionada a retroescavadeira de esteira que tentará quebrar a parede dos fundos do hipermercado.

14h13 – Acaba de chegar ao local uma retroescavadeira de esteira que será utilizada na segunda tentativa de quebrar a parede do hipermercado. A parede a ser quebrada é a que fica paralela à rua Guaçuí.

13h53 – O Tenente Silva, do Corpo de Bombeiros, alerta para risco grande de desabamento.

13h50 – O trabalho de contenção às chamas continua na rua Guaçuí e na avenida Monsenhor Pedrinha. Dois bombeiros estão utilizando guindaste para ter maior visibilidade.

13h32 – A tentativa de explodir as caixas d’água com escopetas foi abortada por enquanto por não haver segurança suficiente para fazer isso. A estratégia era estourar as caixas para diminuir o peso sobre a lage e espalhar a água.

13h23 – Funcionários do Hospital Geral de Linhares pedem que parede do hipermercado que fica a metros de distância do hospital não seja quebrada por causa da fumaça.

13h15 – Brigada de incêndio da UTGC também está ajudando a conter as chamas.

13h12 – Na rua Monsenhor Pedrinha, uma retroescavadeira foi utilizada para tentar quebrar a parede, o que não deu certo.

13h04 – O bombeiro que está no guindaste começou a jogar água por cima do hipermercado.

13h00 – Bombeiros estão utilizando lotes vazios da Avenida Guaçuí para observar o estabelecimento de cima por meio de um guindaste. Agora a espera é por equipamentos para quebrar a parede.

12h52 – Segundo funcionários do hipermercado, no segundo andar o fogo ainda não foi controlado. Neste espaço se concentram eletrodomésticos.

12h48 – Será utilizada uma retroescavadeira para quebrar uma parede do hipermercado. Carros-pipa da Leão (SAAB) e da Lasa já chegaram ao local para ajudar.

12h40 – Responsáveis pelo projeto do supermercado chegam ao local.

12h35 – Corpo de Bombeiros constata ser impossível entrar no estabelecimento dada a fragilidade atual da estrutura. Agora os bombeiros se preparam para conter as chamas por meio de uma espécie de guindaste. Eles pretendem analisar melhor a estrutura observando de cima.

12h33 – Alguns profissionais do Corpo de Bombeiros estão se preparando com tanques de oxigênio para entrar no Hipermercado por meio de residências vizinhas.

12h23 – Além dos Corpos de Bombeiros, carros-pipas do SAAE de Linhares e da Petrobras estão dando suporte no local.

12h21 – O Corpo de Bombeiros conseguiu fazer um buraco com jato de água em uma das paredes da Rua Lateral da Av. Guaçuí e a água está chegando ao estabelecimento com mais agilidade.

12h20 – O Corpo de Bombeiros do município de São Mateus já chegou ao local. O da cidade de Aracruz está a caminho e de demais municípios também.

12h14 – O Secretário Municipal de Segurança Pública, Washington Monteiro informou que o Prefeito  de Linhares Nozinho Correa, disponibilizou toda estrutura da Prefeitura para se deslocar até o local com carros pipas e todo maquinário disponível. 

12h14 – O Prefeito de Linhares Nozinho Correia pediu ajuda a outros municípios. O Serviço de Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), se deslocou ao local para ajudar a controlar o  incêndio.

12h00 – A Polícia Rodoviária foi até o local com escopetas para tentar explodir as caixas d’água do local.

11h58 – Neste momento a Rua Monsenhor Pedrinha foi  isolada na lateral do hipermercado que fica de frente para o Hospital Geral Linhares. Os bombeiros estão trabalhando  para controlar a área no local  onde se concentram os refrigeradores, neste local  há uma grande concentração de óleo diesel. As residências na Rua Guaçuí que possuem parede anexada ao hipermercado sofreram rachaduras, e todas elas foram desocupadas por orientação do Corpo de Bombeiros. Os profissionais começaram a jogar jatos de água.

11h40 – O incêndio provocou rachaduras na estrutura do hipermercado. Funcionários pediram ajuda para retirar mercadorias que estavam no depósito no primeiro andar, para isso foi necessário quebrar a porta.


ENTENDA O QUE ACONTECEU

O hipermercado Casagrande, único desta magnitude no município, localizado às margens da BR 101 no bairro Araçá, começou a pegar fogo na manhã deste sábado (9).

O fogo começou na casa de máquinas e se alastrou para o segundo andar do estabelecimento, mais precisamente no depósito onde havia eletrodomésticos, mercadorias do setor de vestuário, entre outros.

Funcionários e clientes conseguiram sair do local, muito abalados com a situação. Uma fumaça escura e tóxica tomou conta do local. O Corpo de Bombeiros orientou as pessoas que estavam próximas a saírem do local.

As possíveis causas do incêndio só serão conhecidas em 10 dias, ao fim da investigação.

O INCÊNDIO EM FOTOS

xxxhiper

xxxhiper2

xxxhiper3

xxxhiper4

xxxhiper5

xxxhiper6

xxxhiper7

xxxhiper8

xxxhiper9

xxxhiper10

xxxhiper14

xxxhiper16

xxxhiper19

xxxhiper20

xxxhiper21

xxxhiper22

xxxhiper23

xxxhiper24

xxxh

xxxh1

xxxh2

Redação Portal Ouro Negro
Por Carol Paiva Said e Ramon Ferreira
Fotos: Mônica Moreira, Sérgio Porto, Andressa Bergamaschi e Carol Paiva

{jathumbnail off}

0
0
Atualizado: 09/03/2013 14:16

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.