geral

Habilitação gratuita no ES: Detran abre inscrições para 3,5 mil vagas do CNH Social

02 abr 2024 - 14:04

Redação Em Dia ES

Share
Para se inscrever, é necessário estar ativo no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, com os dados atualizados na Base Nacional do Cadastro
Habilitação gratuita no ES: Detran abre inscrições para 3,5 mil vagas do CNH Social. Foto: RafaPress/Getty Images

O Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES), anunciou a abertura de 3.500 vagas para os capixabas que desejam tirar a carteira de motorista gratuitamente.

As inscrições começam às 12h desta terça-feira (2) e devem ser feitas até o dia 20 de abril, exclusivamente pela página do programa no site do Detran-ES.

Para se inscrever, é necessário:

– Ter mais de 18 anos;
– Saber ler e escrever;
– Possuir CPF e Carteira de Identidade ou equivalente;
– Comprovar domicílio ou residência no Estado do Espírito Santo;
– Não estar judicialmente impedido de possuir a CNH;
– Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal com dados atualizados
– Possuir renda familiar de até 02 (dois) salários mínimos;
– Não possuir deficiência que impeça a obtenção da CNH.

Durante o evento realizado no Palácio Anchieta, em Vitória, também foi anunciada uma novidade: das 3,5 mil vagas, 270 serão preenchidas por egressos do sistema penal cadastrados no CadÚnico.

Como funcionará o CNH Social 2024?
Os interessados poderão se inscrever para obter a primeira habilitação nas categorias A (motocicleta) ou B (carro). Para aqueles que já são habilitados, há a possibilidade de adição da categoria A ou B e a mudança para as categorias D (van, micro-ônibus, ônibus) ou E (caminhão e carreta).

As vagas são destinadas a pessoas de baixa renda e cadastradas em benefícios sociais que desejam obter a carteira de motorista.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). O prazo para se inscrever é das 12 horas desta terça-feira (2) até as 23h59 do dia 20 de abril.

A relação final dos selecionados para a matrícula no programa será divulgada no site do Detran-ES.

Como se inscrever
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). O prazo para se inscrever é das 12 horas desta terça-feira (2) até as 23h59 do dia 20 de abril.

O interessado deverá acessar o site www.detran.es.gov.br, entrar no banner ou no botão do programa CNH Social na página principal e inserir as informações pessoais solicitadas. Todos os dados informados devem conferir precisamente com as informações constantes no CadÚnico.

O candidato deverá selecionar, também, a categoria desejada, entre as seguintes opções: Primeira Habilitação categoria A (moto) ou Primeira Habilitação B (carro) para quem ainda não é habilitado. Quem já tem carteira de motorista poderá selecionar

Adição de categoria A (moto), Adição de Categoria B (carro), Mudança para Categoria D (ex.: van e ônibus) ou Mudança de Categoria E (ex.: caminhão e carreta). Vale destacar que, após realizada a inscrição, não é possível modificar a categoria escolhida.

Seleção do Detran
A seleção dos candidatos é realizada de forma eletrônica, sem interferência humana, de acordo com os critérios do programa e com base nas informações fornecidas pelos próprios beneficiários no CadÚnico, considerando os critérios de menor renda per capita, maior número de componentes no grupo familiar, candidatos com Ensino Fundamental completo, beneficiários do Bolsa Família, e data e hora de inscrição.

0
0

Atualizado 08 abr 2024 - 18:31

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.